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Apresentação
Apresentação
O objectivo da unidade curricular é fornecer aos estudantes uma panorâmica geral e os instrumentos analíticos necessários para compreender, avaliar e responder ao complexo conjunto de problemas internacionais.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT724-12152
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Actores das Relações Internacionais: estados; organizações intergovernamentais; organizações não-governamentais; empresas multinacionais; os movimentos de libertação nacional/grupos terroristas; opinião pública internacional.
2. O Conceito de Poder: definição; dimensões do poder; distinções no conceito de poder: limites do poder.
3. Os Factores de Poder: o factor geográfico; o factor demográfico; o factor económico e financeiro; o factor científico e tecnológico; o factor militar; o factor governamental; a questão nacional; o factor histórico-psicológico-sociológico; a qualidade da diplomacia.
4. A Formulação da Política Externa: a determinação das partes envolvidas; a determinação dos objectivos; a determinação da capacidade; a determinação da orientação; meios externos de elevar a capacidade; o processo de decisão política.
5. Os Instrumentos Privilegiados da Política Externa.
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Objetivos
Objetivos
Os discentes devem adquirir capacidade analítica quanto ao estudo das relações internacionais, a partir de uma perspectiva estruturada, científica. Devem ainda ser estimulados a compreender a importância de conceitos específicos das relações internacionais e a sua aplicabilidade na análise política.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As principais questões conceptuais e teóricas do programa são leccionadas pelo Professor. As dimensões operativas (aquisição de competências técnicas e instrumentais) interligam a estratégia pedagógica do professor com os conhecimentos a obter pelo estudante através do estudo das temáticas da unidade curricular. A avaliação será feira através de dois testes escritos.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Devetak, R. & McCarthy, D.R. (eds.) (2024). An Introduction to International Relations. 4th ed. Cambridge University Press.
Kaufman, J.P. (2022). Introduction to International Relations: Theory and Practice. 3rd ed. Rowman & Littlefield Publishers.
Mansbach, R.W. & Pirro, E.B. (2023). Introduction to Global Politics. 4th ed. Routledge.
Silva, S.V. (2020). Introdução às Relações Internacionais. 2ª ed. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não