Devido a dificuldades técnicas nos nossos serviços informamos que não serão aplicadas sobretaxas em todos os atos académicos realizados até 16 de setembro de 2024.

filmeu

Disciplina Fundamentos de Criminologia

  • Apresentação

    Apresentação

    O objetivo desta UC consiste em introduzir os alunos na área do saber criminológico, em especial no objeto e nos seus fundamentos epistemológicos, teóricos e empíricos, bem como no que tange às áreas estruturantes.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Definição, objeto e delimitação. Espaço do saber criminológico; áreas estruturantes. Vitimologia, controlo social, seus dispositivos, sentimento de insegurança, Criminologia biopsicossocial e ambiental. Crime,criminalidade, criminoso e vítima. Perspetivas macro e micro. A reação social.
    Fundamentos epistemológicos da Criminologia e sua inserção no âmbito das ciências sociais; transversalidade e pluridisciplinaridade.
    Visões teórica e empírica. Criminologia fundamental e aplicada. Criminologia e justiça; Criminologia definição de políticas públicas em sede de criminalidade. Outras ciências contributivas da Criminologia (Ciências Forenses, Economia, entre outras).
    Intervenção criminológica; lógica clínica e incidência preventiva. Reação social e reação institucional face ao fenómeno criminal e respetivos atores.
    O método em Criminologia: nota introdutória. Referência a instrumentos criminológicos e psicológicos.

  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se formar os alunos com competências que lhes permitam observar a Criminologia como ciência interdisciplinar e transversal, fundamental e aplicada, na plenitude das suas áreas. Deverão também mostrar conhecer as várias ligações e hibridações que tem com o sistema de justiça penal, seus atores e dispositivos. Finalmente, esta UC servirá de base à reflexão sobre a atividade desenvolvida pelos criminólogos e suas relações com outros profissionais do foro.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A UC é lecionada em aulas teórico-práticas, associando a natureza de exposição dos conteúdos programáticos com a leitura, em aula, de pequenos trechos de artigos e obras científicos, comentados por todos, sob orientação do docente. A natureza propedêutica desta UC, aproximando os alunos da realidade fenómeno criminal e inerentes cenários e atores sociais, implica uma maior monitorização por parte do docente, assim como estimula a participação de profissionais que, em uma aula, apresentarão narrativas de atividades desenvolvidas como criminólogos. A avaliação repartir-se-á por um trabalho escrito, com acompanhamento pelo docente, sobre tema a escolher dentre lista a fornecer pelo professor, e um teste, sendo a ponderação de 50% para cada.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Agra, C. (2018). Esquema para uma arqueologia do saber criminológico: a experiência portuguesa do crime e da justiça. In C. Agra & M. A. Gomes (Orgs.), Criminologia integrativa. Belo Horizonte: Editora D?Plácido, (87-122).
    • Cusson, M. (2006). Criminologia. Cruz Quebrada: Casa das Letras/Editorial Notícias.
    • Hagan, F. (2010). Introduction to Criminology: theories, methods and criminal behavior. Thousand Oaks: Sage Publications.
    • Liebling, A., Maruna, Sh. & Mcara, L. (Eds.).(2017). The Oxford Handbook of Criminology. Oxford: Oxford University press.
    • Newburn, T. (2007). Criminology. Devon: Willan Publishing.
    • Newburn, T. (Ed.) (2009). Key Reading in Criminology. Oxfordshire: Wilian Publising.
    • Walklate, S. (2017). Criminology: the basics. Oxon: Routledge.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios