Devido a dificuldades técnicas nos nossos serviços informamos que não serão aplicadas sobretaxas em todos os atos académicos realizados até 16 de setembro de 2024.

filmeu

Disciplina Noções Fundamentais de Gestão

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC proporciona uma visão abrangente dos princípios e práticas de gestão, preparando os alunos para conhecerem o mundo empresarial e enfrentarem os desafios das organizações modernas, mediante uma abordagem de conceitos fundamentais de gestão, teorias organizacionais e práticas de gestão em diferentes contextos empresariais, conferindo capacidades e conhecimentos em relação a diversas funções dentro de uma organização, como recursos humanos, planeamento, marketing, responsabilidade social, finanças e estratégia. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Conceitos, fundamentos e teorias de base da gestão
    2. Ambiente organizacional
    3. Estratégia e planeamento
    4. Organização e estrutura organizacionais
    5. Motivação, liderança e tomada de decisão
    6. Recursos humanos e competências organizacionais
    7. Finanças empresariais
    8. Marketing e vendas
    9. Responsabilidade social das organizações (RSO)
    10. Estratégia ESG (Ambiente, social e governance)
    11. Avaliação e controlo de desempenho e de gestão
  • Objetivos

    Objetivos

    1. Conhecer os conceitos e princípios fundamentais de gestão
    2. Compreender o funcionamento interno das empresas e o seu enquadramento no meio envolvente.
    3. Conhecer aspetos relevantes da gestão de topo, gestão funcional e das competências organizacionais.
    4. Desenvolver competências a nível da aplicação de métodos, ferramentas e princípios de gestão.
    5. Compreender os principais desafios da gestão em contexto de incerteza e complexidade crescentes.
    6. Conhecer o racional da gestão sustentável das organizações, face aos imperativos da transição digital e ecológica.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A metodologia de ensino e a avaliação adotadas valorizam uma adequada combinação das várias componentes:

    • Realização de dois testes com ponderação de 40% cada;
    • Realização de pequenos trabalhos e discussão de casos e temas relevantes na aula, com uma ponderação de 20%.

    Os alunos serão ainda estimulados a desenvolverem metodologias de autoaprendizagem com orientação do professor a fim de consolidarem objetivos de aprendizagem

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Freire, Adriano (2023), Gestão Moderna – Sucesso nos negócios Tradicionais e Digitais, Adriano freire e Bertrand Editora, Lisboa, ISBN: 978-972-254472-6
    • Teixeira, Sebastião (2022), Gestão das Organizações, Escolar Editora, 4ª Edição, ISBN: 978-972-592-600-0
    • Lopes dos Reis, felipa (2020), Manual de gestão das organizações -Teoria e Prática (2ª Edição), Edições Sílabo, Lda, Lisboa, ISBN: 978-989-561-089-1
    • Carvalho, L.C.; Bernardo, M. R.; Sousa, I.D.; Negas, M. C. (2023), Gestão das organizações-uma abordagem integrada e prospetiva, 4ª Edição, Edições Sílabo, Lda, ISBN: 978-989-561-316-8
    • Arif, Ali (2024), Introdution to Management, Toronto Academic Publisher, ISBN: 9781779561237

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios