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Apresentação
Apresentação
A UC proporciona uma visão abrangente dos princípios e práticas de gestão, preparando os alunos para conhecerem o mundo empresarial e enfrentarem os desafios das organizações modernas, mediante uma abordagem de conceitos fundamentais de gestão, teorias organizacionais e práticas de gestão em diferentes contextos empresariais, conferindo capacidades e conhecimentos em relação a diversas funções dentro de uma organização, como recursos humanos, planeamento, marketing, responsabilidade social, finanças e estratégia.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT724-26101
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Conceitos, fundamentos e teorias de base da gestão
- Ambiente organizacional
- Estratégia e planeamento
- Organização e estrutura organizacionais
- Motivação, liderança e tomada de decisão
- Recursos humanos e competências organizacionais
- Finanças empresariais
- Marketing e vendas
- Responsabilidade social das organizações (RSO)
- Estratégia ESG (Ambiente, social e governance)
- Avaliação e controlo de desempenho e de gestão
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Objetivos
Objetivos
- Conhecer os conceitos e princípios fundamentais de gestão
- Compreender o funcionamento interno das empresas e o seu enquadramento no meio envolvente.
- Conhecer aspetos relevantes da gestão de topo, gestão funcional e das competências organizacionais.
- Desenvolver competências a nível da aplicação de métodos, ferramentas e princípios de gestão.
- Compreender os principais desafios da gestão em contexto de incerteza e complexidade crescentes.
- Conhecer o racional da gestão sustentável das organizações, face aos imperativos da transição digital e ecológica.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia de ensino e a avaliação adotadas valorizam uma adequada combinação das várias componentes:
- Realização de dois testes com ponderação de 40% cada;
- Realização de pequenos trabalhos e discussão de casos e temas relevantes na aula, com uma ponderação de 20%.
Os alunos serão ainda estimulados a desenvolverem metodologias de autoaprendizagem com orientação do professor a fim de consolidarem objetivos de aprendizagem
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Freire, Adriano (2023), Gestão Moderna – Sucesso nos negócios Tradicionais e Digitais, Adriano freire e Bertrand Editora, Lisboa, ISBN: 978-972-254472-6
- Teixeira, Sebastião (2022), Gestão das Organizações, Escolar Editora, 4ª Edição, ISBN: 978-972-592-600-0
- Lopes dos Reis, felipa (2020), Manual de gestão das organizações -Teoria e Prática (2ª Edição), Edições Sílabo, Lda, Lisboa, ISBN: 978-989-561-089-1
- Carvalho, L.C.; Bernardo, M. R.; Sousa, I.D.; Negas, M. C. (2023), Gestão das organizações-uma abordagem integrada e prospetiva, 4ª Edição, Edições Sílabo, Lda, ISBN: 978-989-561-316-8
- Arif, Ali (2024), Introdution to Management, Toronto Academic Publisher, ISBN: 9781779561237
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não