filmeu

Disciplina Segurança e Comunicação

  • Apresentação

    Apresentação

    Segurança e Comunicação é uma unidade curricular do curso de licenciatura em Estudos de Segurança Interna, semestral e ministrada no 2º ano. Actua na área da comunicação e dos seus principais desafios e favorece o entendimento da relação entre os media e as instituições de segurança. 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Segurança e Comunicação: enquadramento teórico. 2. As instituições e as políticas públicas de segurança. 3. Protocolo e segurança. 4. A responsabilidade da comunicação social e dos jornalistas na segurança. 5. O código deontológico dos jornalistas. As fontes, a proteção de dados e o princípio do sigilo. 6. A Segurança global e as tecnologias da comunicação: a importancia estratégica da Inteligência Artificial. 7. Os principais instrumentos da Comunicação Política ao servilço da segurança interna.
  • Objetivos

    Objetivos

    1. Definir, enquadrar e relacionar os conceitos de Segurança e Comunicação. 2. Avaliar o papel da comunicação social e dos jornalistas na segurança pública e privada. 3. Identificar a relação entre protocolo e segurança como elemento de comunicação. 4 Enquadrar a segurança do Estado e das Instituições nos novos desafios da actualidade: a desinformação, as Fake News e a Inteligencia Artificial.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Os métodos a utilizar serão essencialmente o expositivo e interrogativo tendo em conta a natureza das matérias. As técnicas pedagógicas a utilizar serão: a técnica da exposição; técnica do ice-breaker; técnica do brainstorming; técnica do estudo de caso; técnica de trabalho de grupo e técnica de debate. Para a avaliação contínua - Ficha de Ocorrências e Ficha de Observação. Teste de Avaliação com medição qualitativa e quantitativa. A unidade curricular terá avaliação contínua com análise de frequência e participação e 2 testes. A nota será atribuída em função dos seguintes parâmetros: Assiduidade e participação - 10% 2 Testes de avaliação - 90% 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Castells, Manuel (2009). Communication Power. Oxford: Oxford University Press. Figueiras, Rita (2025). Dinâmicas de Informação e Politização dos Jovens. Lisboa: UCP.  Mangerona, Sílvia, & Folgado, Pedro (2016). Protocolo e Segurança. Revista ResPublica , n.16, 233-245. Nobre-Correia, J.M. (2018). Teoria da Informação Jornalística. Coimbra: Almedina. Rodrigues, Luís Paulo (2016). Comunicação Risco e Oportunidades . Porto: Média XXI. Santos, J. A. (2020). Política e Democracia na Era Digital. Lisboa: Parsifal.    
  • Avaliação

    Avaliação

    Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    1º Teste de avaliação

    -

    45%

    2º Teste de avaliação

    -

    45%

    Assiduidade e participação

    -

    10%

     

    Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios entidade signataria