filmeu

Disciplina Seminário ou Estágio

  • Apresentação

    Apresentação

    Conhecer, compreender, utilizar e distinguir os procedimentos básicos que a comunidade académica usa na recolha, tratamento, interpretação e difusão da informação científica. Organizar um seminário ou elaborar um relatório de estágio.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    As regras formais de apresentação de um trabalho escrito: capa; índice; introdução, objecto, objectivos, fundamentação teórica, metodologia, enunciação dos subtemas nos capítulos; desenvolvimento do tema; conclusão; bibliografia; citações; paginação; apêndices e anexos. A organização da pesquisa: a formulação de uma pergunta de partida; a revisão da literatura; definição da problemática; construção do modelo de análise; a formulação de hipóteses. Técnicas de recolha de dados: as diversas fontes de informação; a amostragem; o inquérito por questionário; a entrevista. Análise de casos (observação participante, histórias de vida e monografia). Análise e interpretação dos resultados: análise de conteúdo; análise e tratamento de dados quantitativos. Organização do seminário ou do relatório de estágio.

  • Objetivos

    Objetivos

    A conclusão, com sucesso, da monografia atestará as competências adquiridas pelo aluno no que respeita à organização, pesquisa e organização de um seminário.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Coutinho, C.P. (2021). Metodologia de Investigac¿a¿o em Cie¿ncias Sociais e Humanas - Teoria e Pra¿tica. 2a ed. Coimbra:

    Almedina.

    Marconi, M.A. & Lakatos, E.M. (2017). Fundamentos de Metodologia Cienti¿fica. 8a ed. Sa¿o Paulo: Editora Atlas.

    Marconi, M.A. & Lakatos, E.M. (2017). Metodologia do Trabalho Cienti¿fico. 8a ed. Sa¿o Paulo: Editora Atlas.

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios