filmeu

Disciplina Política Externa e de Segurança da União Europeia

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular permitirá aos estudantes obter um conhecimento adequado e aprofundado dos conceitos e das problemáticas relacionadas com a Política Externa e de Segurança Comum (PESC). Conferir-lhes-á conhecimentos sobre as principais orientações da PESC (fundamentos, ameaças e oportunidades num mundo globalizado e polarizado), mas também do nexo de segurança interna-externa da União Europeia (e.g. multilateralismo, 'soft power' e relações transatlânticas) e do Serviço Europeu de Ação Externa (SEAE).
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    - Definição de conceitos - dilemas e teorização. - A Evolução das Políticas de Segurança e Defesa da União Europeia: de 1945 ao Tratado de Maastricht. - De Maastricht à Constituição Europeia. - Valores e interesses de política externa na Europa pós-Tratado de Lisboa. - A Política Externa e de Segurança Comum (PESC). - O Serviço Europeu de Acção Externa (SEAE). - As intervenções militares da União Europeia. - Repensar o futuro da União Europeia: novas parcerias estratégicas e novos desafios geoestratégicos.
  • Objetivos

    Objetivos

    O objetivo é que os alunos treinem e aprofundem a sua capacidade analítica e crítica, sendo capazes de apreender e discutir, de forma gradual e metodológica, os temas mais relevantes relacionados com as dimensões externa e securitária da UE, os seus fundamentos, as ameaças e oportunidades num mundo globalizado. O aluno desfrutará da capacidade analítica que lhe permita abordar, de forma estruturada e científica, os temas mais relevantes relacionados com as dimensões externa e securitária da União Europeia.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Para além das sessões dedicadas a fornecer aos estudantes os conceitos-chave e enquadramento teórico específicos da UC Política Externa e de Segurança da UE, esta UC adopta também uma abordagem mista ao processo ensino-aprendizagem – TBL (team based learning) e PBL (project based learning). Através da constituição de grupos de trabalho, os estudantes são encorajados a desenvolverem projetos e/ou actividades em grupo, nos quais são orientados pelo docente para (1) definir objetivos, estratégias e prazos de execução, (2) praticar a negociação, debater e refletir sobre as problemáticas propostas, (3) avaliar criticamente e expor os resultados com clareza. Com enfoque nas apresentações de grupo, discussão crítica de textos e trabalhos escritos, nomeadamente, os estudantes colocam-se no centro do processo de aprendizagem.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Cini, Michelle; Borragán, N. Pérez-Solórzano (2019). European Union Politics. 6th ed. Oxford: Oxford University Press. Johansson-Nogués, Elisabeth; Vlaskamp, Martijn C.; Barbé, Esther (eds.) (2020). European Union Contested Foreign Policy in a New Global Context. Cham: Springer. Voskopoulos, George (ed.) (2021). European Union Security and Defence: Policies, Operations and Transatlantic Challenges.  Cham: Springer.  
  • Avaliação

    Avaliação

    Descrição dos instrumentos de avaliação contínua (individuais e de grupo):

    Descrição

    Ponderação

    Recessão Crítica 

    40%

    Trabalho de grupo (escrito+apresentação)

    50%

     

    Assiduidade e Participação

    10%

     

     

     

     

    Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios entidade signataria