filmeu

Disciplina Língua Inglesa II

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC pretende:
    Desenvolver a reflexão crítica do aluno, o vocabulário e a fluência na língua inglesa.
    Proporcionar ferramentas comunicacionais para se exprimir eficaz, cortes e profissionalmente em língua inglesa, em situações de apresentação formal e "perguntas e respostas" que se lhes sigam.
    Dar a conhecer o mundo dos media (nomeadamente, jornais e revistas em língua inglesa - RU e EUA), bem como fontes alternativas de notícias, e refletir sobre problemáticas relativas ao mundo da informação noticiosa (fake news, literacia mediática, por exemplo) .
    Apetrechar o estudante com estratégias de descodificação das manchetes mais comuns em jornais de língua inglesa e de redação de curtos artigos.
    Capacitar o estudante para trocar pontos de vista e opiniões sobre um tópico da sua área de formação em inglês.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Apresentações formais
             1. tipos e considerações prévias
             2. marcas de uma boa apresentação - ideias chave
             3. a estrutura da apresentação - início, desenvolvimento, conclusão
             4. Perguntas e respostas
             5. Utilização e apresentação de dados em formato visual
                5.1. tipos de visuais
                5.2. apresentar/discutir estatísticas e tendências.
    2. O mundo contemporâneo nos meios de comunicação social - nomedamente, imprensa escrita em língua inglesa (RU e EUA)
             1. como nos informamos sobre os acontencimentos atuais? Tipos de meios de comunicação social - jornais, revistas, e outras fontes de informação noticiosa
             2. primeiras páginas, capas e manchetes
             3. tópicos actuais - problemáticas relativas ao campo da informação noticiosa (bias e diversidade nas notícias)
             4. a estrutura e escrita de artigos.

  • Objetivos

    Objetivos

    As principais competências a adquirir/desenvolver são: 

    Capacidade de se exprimir com fluência, clareza e concisão; 

    Capacidade de realizar apresentações formais, claras e bem-estruturadas, utilizando linguagem adquada para sinalizar etapas da apresentação e criar impacto; 

    Capacidade de fazer intervenções críticas, de forma clara e bem estruturada, utilizando vocabulário e estratégias linguísticas adequadas à discussão de pontos de vista e de propostas; 

    Capacidade de identificar os principais tipos de jornais e revistas em língua inglesa (RU e EUA); 

    Capacidade de compreender e interpretar manchetes de jornais em língua inglesa; 

    Capacidade de aplicar espírito crítico na receção de notícias e entendê-las no contexto do meio em que se apresentam; 

    Capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos na discussão de ideias e propostas oralmente, e por escrito.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Utilização quase constante de atividades comunicativas em detrimento de exposição pela docente, pesquisa e partilha de informação sobre os tópicos individualmente e em grupo, recurso a abordagem interdisciplinar aos temas, metodologia flipped classroom, processo de feedforward. 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Bruce, A. & Love, S. (2023). Presentation Essentials. New York: McGraw-Hill. 
    • Ceramella, N. & Lee, E. (2008). Cambridge English for the the Media . Cambridge: Cambridge University Press.
    • Emmerson, P. (2009). Business Vocabulary Builder . London: Macmillan.
    • Grussendorf, M. (2007). English for Presentations . Oxford: Oxford University Press. 
    • Mascull, B. (2017). Business  Vocabulary in Use. 3rd edition. Cambridge: CUP.
    • O Keeffe, M, Lansford, L. et al (2018). Business Partner L-B1 . n.p.: Pearson-FT Publishing. 
    • Potter, W.J. (2019). Media Literacy. 10th ed. Thousand Oaks: Sage Publications
    • Powell, M. (2011). Presenting in English. How to give successful presentations. Andover: Cengage Learning.
    • Artigos de jornais e revistas em língua inglesa (The Times, The Guardian, Time, The Economist, The Atlantic, HuffPost).
INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios