Disciplina Gestão de Recursos Humanos

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular Gestão de Recursos Humanos tem a finalidade que os alunos consigam obter as seguintes competências: Compreender a importância e evolução da Gestão de Recursos Humanos; Entender as técnicas de Recursos Humanos; Definir e aprofundar os principais conceitos de liderança, motivação e comportamento de grupo e equipas bem como saber explicar como se articulam entre si.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1 Introdução 1.1 Conceito e objetivos dos Recursos Humanos 1.2 Importância da Gestão de Recursos Humanos 1.3 Gestão de Recursos Humanos vs Gestão de Pessoas 1.4 Gestão Estratégica de Recursos Humanos 1.5 Processos e Políticas de Gestão de Recursos Humanos

    2 Técnicas de Recursos Humanos 2.1 Análise e qualificação de funções 2.2 Recrutamento e seleção 2.3 Acolhimento e integração 2.4 Sistema de Recompensas 2.5 Avaliação e Gestão do Desempenho 2.6 Desenvolvimento e Gestão de Competências 2.7 Desenvolvimento de Carreiras

    3 Comportamento do indivíduo e de grupos 3.1 Liderança 3.2 Motivação 3.3 Comportamento de grupo e equipas

  • Objetivos

    Objetivos

    A UC tem como objetivo primordial a criação de saber e competências com vista a possibilitar o desenvolvimento de climas de trabalho propícios à melhoria da competitividade da atividade empresarial e à valorização dos colaboradores nela inseridos. Especificamente pretende-se tirar partido dos aspetos internos e externos que condicionam o comportamento humano no âmbito empresarial.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas serão de cariz teórico-prático, sendo utilizada uma metodologia expositiva para a apresentação da matéria, apoiada posteriormente numa metodologia de trabalho do aluno na aplicação dos conceitos adquiridos em análise de casos com o objetivo de consolidação dos conhecimentos. Os alunos irão discutir em sala de aula os temas abordados e realizar trabalhos em grupo e individuais. A metodologia eleita pretende ainda estimular os alunos a participarem ativamente nas aulas, desenvolvendo as suas capacidades críticas e as suas aptidões para um profícuo estudo autónomo. Avaliação Contínua: comportamento e participação em aula corresponde a 20% da nota final, um trabalho de grupo e sua apresentação correspondem a 30% e o teste corresponde a 50%.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Carvalho, L. C., Bernardo, M. R. M., Sousa, I. D. & Negas, M. C. (2021). Gestão das organizações. Uma abordagem integrada e prospetiva. Lisboa: Edições Sílabo.
    • Silva, V. P. G. & Reis, F. L. (2021). Capital humano. Temas para uma boa gestão das organizações. Lisboa: Edições Sílabo. 

     

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