filmeu

Disciplina Teorias das Relações Internacionais

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC pretende proporcionar aos alunos uma visão das Relações Internacionais enquanto Ciência e a sua evolução ao longo do tempo, com especial enfoque nas principais teorias.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Introdução Conceitos Básicos para a compreensão das Relações Internacionais O que é uma Teoria? Qual a importância das Teorias para as Relações Internacionais? O que é o Sistema Internacional? Quais são os principais atores que operam no Sistema Internacional? Qual a hierarquia do Estados no Sistema Internacional? Qual a posição de Portugal na hierarquia dos Estados que compõem o Sistema Internacional? Teoria Realista, Teoria Neorealista, o Realismo Estrutural. O Liberalismo, o Idealismo e Neoliberalismo Interdependência e Teoria da Interdependência Complexa O Marxismo Teoria Crítica Construtivismo A Teoria Pós-Moderna/Pós Estruturalista A Globalização, A Sociedade da Informação e da Comunicação, O G-ZERO WORLD e as Relações Internacionais. O Terrorismo As Teorias Contemporâneas da Democracia e a sua importância para as Relações Internacionais
  • Objetivos

    Objetivos

    Os alunos devem ficar a compreender a lógica intrínseca das Relações Internacionais à luz das principais teorias e a sua importância para a sociedade politicamente organizada, à escala planetária.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Modelo expositivo, acrescido de apresentação e discussão. A avaliação assentará na participação dos alunos e na realização de duas frequências.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Adams, I, Dyson R W (2003).. London & New Fifty Major Political Thinkers York: Rutledge Key Guides. Derbyshire, J Dennis, Derbyshire, I (1998). The Political System of The World . London: Helicon Publishing Morgenthau, Hans J. ?A Política entre Nações ? A luta pelo Poder e pela Paz. IOESP. Brasília:Editora Universidade de Brasília. Keohane, Robert O, Nye, Joseph S (1989). Power and Interdependence . Washington: Library of Congress. Keohane, Robert O (2002).  Power and Governance in a Partially Globalized World . London: Routledge. Innerarity, D (2002). A Transformação da Política. Lisboa: Editorial Teorema, Lda. Nye, Robert (2007). Future of American Idea. Soft Power. Washington: Library of Congress.  
  • Avaliação

    Avaliação

    Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    2 Testes de avaliação

    a definir

    75%

    Trabalhos escritos

    a defimir

    20%

    Participaição

     

    5%

     

    Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios entidade signataria