filmeu

Disciplina Edição de Texto

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular centra-se nos princípios, técnicas e práticas de edição de textos em língua portuguesa, abrangendo a revisão linguística, a correção normativa, a coerência e a coesão textual, bem como a adaptação de textos a diferentes contextos e públicos. Explora também as etapas do processo editorial, desde a preparação de originais até à revisão final. Contribui para o desenvolvimento de competências de escrita, revisão e aperfeiçoamento textual, promovendo uma utilização rigorosa e eficaz da língua portuguesa enquanto instrumento de comunicação, produção de conhecimento e transmissão cultural.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Questões teóricas: conceito de edição e trabalho do editor; tipos de edição; conceito de original e testemunho; objetivos e métodos de uma edição crítica; edição de divulgação: princípios metodológicos e práticas. 2. Estudo de caso: diferentes edições de O livro de Cesário Verde (ou outro de ampla circulação e leitura em meio escolar); 3. Estudo de caso: O livro da vertuosa benfeytoria (ou outro de tradição múltipla); 4. Estudo de caso: editar criticamente um excerto de um texto e fazer uma edição de divulgação de um breve texto à escolha dos estudantes.
  • Objetivos

    Objetivos

    1. Conhecer o vocabulário próprio da disciplina; 2. Distinguir e caracterizar os diversos tipos de edição, considerando o público a que se dirigem; 3. Avaliar diferentes edições, considerando os seus objetivos; 4. Ser capazes de editar criticamente um pequeno texto.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Blecua, Alberto (1983). Manual de crítica textual. Madrid: Castalia.  Castro, Ivo (1995). "O retorno à filologia". Miscelânea de estudos linguísticos, filológicos e literários in Memoriam Celso Cunha. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 511-520. Grésillon, Almuth (1994). Eléments de Critique Génétique. Paris, Presses Universitaires de France.  Italia, Paola (2021). What is authorial philology? Cambridge UK: Open book publishers. Rodrigues-Moura, Enrique (2019). "Para uma interpretação hermenêutica de uma edição crítico-genética: emendas de elocução e emendas de poética". Estudos Linguísticos e Filológicos oferecidos a Ivo Castro. Ernestina Carrilho, Ana Maria Martins, Sandra Martins, João Paulo Silvestre (org.) Lisboa: CLI - Universidade de Lisboa. 1339-1353. Trovato, Paolo (2017). Everything you always wanted to know about Lachmann's Method. A NonStandard Handbook of Genealogical Textual Criticism in the Age of Post-Structuralism, Cladistics, and Copy-Text. Padova: Libreriauniversitaria.it.  
  • Avaliação

    Avaliação

    Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Teste de avaliação

    dd-mm-yyyy

    30%

    Portfolio

    dd-mm-yyyy

    40%

    (...)

     

     

     

    Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios entidade signataria