filmeu

Disciplina O Trabalho do Ator

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC pretende desenvolver nos estudantes compete¿ncias inerentes ao trabalho do ator| inte¿rprete. Assim, quanto ao trabalho de ator pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos sobre as especificidades do trabalho do actor no campo do cinema, televisa¿o e teatro. E¿, por isso, importante o conhecimento do contexto teo¿rico do trabalho do ator, atrave¿s da abordagem das va¿rias escolas de representac¿a¿o. Contudo, este contexto teo¿rico sera¿ objeto de uma experimentac¿a¿o pra¿tica centrando-se na abordagem do trabalho de reconhecido pedagogos e directores de actores (Strasberg, Stanislavski, Brook, etc)

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. O ator e o texto
    2. As principais escolas
    3. O corpo e a psicologia do actor
    4. Dina¿micas do actor: compete¿ncias, processos, estilos 5. Emoc¿a¿o vs te¿cnica
    6. Improvisac¿a¿o
    7. O processo criativo
    8. A imaginac¿a¿o e a assimilac¿a¿o de imagens
    9. O trabalho coletivo
    10. A observac¿a¿o
    11. O reconhecimento do outro
    12. Atenc¿a¿o vs concentrac¿a¿o

  • Objetivos

    Objetivos

    A UC pretende desenvolver nos estudantes compete¿ncias inerentes ao trabalho do ator| inte¿rprete. Assim, quanto ao trabalho de ator pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos sobre as especificidades do trabalho do actor no campo do cinema, televisa¿o e teatro. E¿, por isso, importante o conhecimento do contexto teo¿rico do trabalho do ator, atrave¿s da abordagem das va¿rias escolas de representac¿a¿o. Contudo, este contexto teo¿rico sera¿ objeto de uma experimentac¿a¿o pra¿tica centrando-se na abordagem do trabalho de reconhecido pedagogos e directores de actores (Strasberg, Stanislavski, Brook, etc)

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Berry, Cicely. The actor and the text. London: Harrap Ltd., 1992.
    London, Tod. The artistic home. London: 1988, Theatre Communications Group.
    Mamet, David. True and false. New York: First Viintage Books, 1997
    Stanislavski, Constantin. A construc¿a¿o da personagem. Rio de Janeiro: Civilizac¿a¿o Brasileira, 2000 Stanislavski, Constantin. A preparac¿a¿o do ator. Rio de Janeiro: Civilizac¿a¿o Brasileira, 2001 Strasberg, Lee. Le travail a¿ l ¿actors studio. Paris: Gallimard, 1969.
    Naremore, James, Acting in the Cinema, Berkeley, University of California Press, 1988.
    Pudovkin, Vsevolod I. Film Technique and Film Acting, Londres, Vision Press Limited, 1974 (1930). Rabiger, Michael, Directing Film Techniques and Aesthetics, Burlington, Focal Press, 2003.
    Sena, Assumpta, O Trabalho do Actor de Cinema, Edic¿a¿o Cine-Clube de Avanca, 2001.
    Weston, Judith, Directing Actors. Studio City, Michael Wiese Productions, 1999.
    Zarrilli, Phillip B. (Ed.). Acting reconsidered. Routledge, NY,1995

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios