filmeu

Disciplina Prática Performativa Contemporânea

  • Apresentação

    Apresentação

    -Colocar os estudantes numa disposic¿a¿o de oficina para a relac¿a¿o com pra¿ticas performativas contempora¿neas.
    -Praticar a leitura e interpretac¿a¿o de textos relacionados com pra¿ticas performativas contempora¿neas.
    -Assistir a performances e a especta¿culos ao vivo.
    -Fomentar a discussa¿o e a escrita sobre experie¿ncias vividas ao vivo (enquanto testemunha, enquanto pu¿blico ou enquanto performer). -Ensaiar fisicamente os papeis de testemunha, de pu¿blico e de performer (ou centro da acc¿a¿o). Trocar de papeis, discuti-los.

    -Assistir a filmes com e/ou sobre actividades performativas.
    -Fomentar a discussa¿o e a escrita sobre filmes com e/ou sobre actividades performativas.
    -Sedimentar noc¿o¿es de: improvisac¿a¿o, composic¿a¿o, performance, presenc¿a, te¿cnica/estrate¿gias, enunciado, programa, acto performativo, e¿tica e este¿tica das propostas performativas, em diferentes contextos.
    -Ensaiar um trabalho pra¿tico de composic¿a¿o para cena e/ou para ca¿mara.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Ao longo das aulas, a discussa¿o da¿ a sua contribuic¿a¿o para desmantelar e complexificar os pre¿-conceitos naturalizados de performance, danc¿a e pra¿ticas coreogra¿ficas. Tentando desenvolver estrate¿gias pra¿ticas para as questo¿es de trabalho a¿ medida que passamos por temas dos estudos de performance, de danc¿a, antropologia da performance, de histo¿ria da danc¿a, de comunicac¿a¿o e filosofia. Nomeadamente, abordando textos e pec¿as paradigma¿ticos que relacionam temas como: afectar/ser afectado, ver e ser visto, movimento versus danc¿a versus performance versus teatro, e¿tica e este¿tica, implicac¿o¿es poli¿ticas. Analisando pec¿as coreogra¿ficas e articulando-as com momentos chave da histo¿ria e das histo¿rias. Por exemplo, o movimento paradigma¿tico e poe¿tico iniciado pelo contacto improvisac¿a¿o no contexto dos anos sessenta.

    O semina¿rio funciona como um workshop, permitindo a cada aluno preparar previamente o texto da bibliografia para a aula.

  • Objetivos

    Objetivos

    -Colocar os estudantes numa disposic¿a¿o de oficina para a relac¿a¿o com pra¿ticas performativas contempora¿neas.
    -Praticar a leitura e interpretac¿a¿o de textos relacionados com pra¿ticas performativas contempora¿neas.
    -Assistir a performances e a especta¿culos ao vivo.
    -Fomentar a discussa¿o e a escrita sobre experie¿ncias vividas ao vivo (enquanto testemunha, enquanto pu¿blico ou enquanto performer). -Ensaiar fisicamente os papeis de testemunha, de pu¿blico e de performer (ou centro da acc¿a¿o). Trocar de papeis, discuti-los.

    -Assistir a filmes com e/ou sobre actividades performativas.
    -Fomentar a discussa¿o e a escrita sobre filmes com e/ou sobre actividades performativas.
    -Sedimentar noc¿o¿es de: improvisac¿a¿o, composic¿a¿o, performance, presenc¿a, te¿cnica/estrate¿gias, enunciado, programa, acto performativo, e¿tica e este¿tica das propostas performativas, em diferentes contextos.
    -Ensaiar um trabalho pra¿tico de composic¿a¿o para cena e/ou para ca¿mara.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    DELEUZE, Gilles (2004 [1966]) «A Intuic?a?o Como Me?todo» in O Bergsonismo, Sa?o Paulo, Brasil, Editora 34.
    GOLDBERG, Roselee (2012), A Arte da Performance, Lisboa, Orfeu Negro.
    MANNING, Erin (2009), Relationscapes: Movement, Art, Philosophy. (“Brian Massumi and Erin Manning, editors”) London, England: MIT Press.
    NEUPARTH, Sofia/ GREINER, Christine, org. (2011). Arte e Agora: Pensamentos Enraizados na Experie?ncia. Sa?o Paulo, Brazil. ANNABLUME do Corpo.
    RANCIE?RE, Jacques (2010). Este?tica e Poli?tica, a Partilha do Sensi?vel. Porto, Dafne Editora. --- (2010 a). O Espectador Emancipado. Lisboa, Orfeu Negro.
    SCHECHNER, Richard (2002) Performance Studies – An Introduction, London and New York: Routledge.
    SILVA, Paulo Cunha e (1999). O Lugar do Corpo, Elementos para Uma Cartografia Fractal, Lisboa, Instituto Piaget.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios