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Disciplina Interpretação I

  • Apresentação

    Apresentação

    Desenvolvimento e consolidac¿a¿o das bases te¿cnicas fundamentais ao trabalho do ator em diferentes registos de interpretac¿a¿o. Pretende- se que o estudante compreenda e agilize:
    - As capacidades expressivas do corpo e da voz nos espac¿os da representac¿a¿o
    - O controle do tempo e do ritmo,

    - A memo¿ria sensorial e a concentrac¿a¿o
    - A gesta¿o da energia fi¿sica e emocional
    - A capacidade de dissociar as ac¿o¿es fi¿sicas da voz e da emoc¿a¿o - As capacidades de escuta e de reac¿a¿o,
    - A imaginac¿a¿o criativa
    - A autonomia e a responsabilidade
    - A capacidade de analisar o processo pra¿tico.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Apresentac¿a¿o individual de pequenos mono¿logos pelos alunos e visionamento dos mesmos mono¿logos feitos por atores em contexto profissional.

    Treino te¿cnico constitui¿do por diferentes exerci¿cios dirigidos ao corpo, a¿ voz e a¿ emoc¿a¿o que promovem as possibilidades de expansa¿o e contenc¿a¿o fi¿sicas, energe¿ticas e emocionais.

    Exerci¿cios de improvisac¿a¿o e de contacto improvisac¿a¿o de longa durac¿a¿o, com esti¿mulos musicais e cenogra¿ficos.
    Trabalho pra¿tico a partir de mono¿logos para teatro, televisa¿o e cinema. O aluno tem de definir a personagem e o conceito arti¿stico, ensaiar e fazer a apresentac¿a¿o do trabalho final, pronto a ser apresentado ou filmado.
    Dossier escrito de apresentac¿a¿o e defesa do trabalho pra¿tico final

  • Objetivos

    Objetivos

    Desenvolvimento e consolidac¿a¿o das bases te¿cnicas fundamentais ao trabalho do ator em diferentes registos de interpretac¿a¿o. Pretende- se que o estudante compreenda e agilize:
    - As capacidades expressivas do corpo e da voz nos espac¿os da representac¿a¿o
    - O controle do tempo e do ritmo,

    - A memo¿ria sensorial e a concentrac¿a¿o
    - A gesta¿o da energia fi¿sica e emocional
    - A capacidade de dissociar as ac¿o¿es fi¿sicas da voz e da emoc¿a¿o - As capacidades de escuta e de reac¿a¿o,
    - A imaginac¿a¿o criativa
    - A autonomia e a responsabilidade
    - A capacidade de analisar o processo pra¿tico.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    BROOK, Peter, O Espac?o Vazio, traduc?a?o de Rui Lopes. Lisboa: Orfeu Negro, 2011.
    - SPOLIN, Viola, Improvisations for the Theater, Illinois,Northwestern University Press, 1963
    - JOHNSTONE, Keith, Impro, London, Methuen Drama, 1989
    - OIDA, Yoshi, MARSHALL, Lorna, The Invisible Actor, New York, London, Routledge, 1997
    - RODENBURG, Patsy, The Actors Speak:Voice and the Performer, London, Methuen Drama, 1998

    - MULLER, Carol, Le Training the l’Acteur, Paris, Actes Sud-Papiers/CNSAD, 2000 - COMEY, Jeremiah, Art Of Film Acting, New York, Focal Press, 2002
    - FUCHS, Elianor, The Death of Character, London & New York, Routledge, 2006 - GOODALL, Jane, Stage Presence, New York, London, Routledge, 2008

    - SOTO-MORETTINI, Dona, The Philosophical Actor, Bristol, Intellect, 2010
    - RADOSAVLJEVIC, Duska, Interplay between Text and Performance in the 21st Century, Basingstoke and New York, Palgrave,

     

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