filmeu

Disciplina Interpretação II

  • Apresentação

    Apresentação

    Aulas teórico práticas de Interpretação, com vista à preparação do ator maioritariamente para cinema televisão e audiovisual. Com uma componente prática  muito acentuada, as aulas desenvolvem não só as capacidades técnicas de atuação mas também o conhecimento do trabalho do ator nos diversos contextos profissionais.      
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Treino técnico constituído por diferentes exercícios relativos ao corpo, à voz e à emoção, em contexto de filmagem.  Leitura e análise de guiões para televisão e cinema e de perfis de personagem. Visionamento de cenas e personagens emblemáticos no cinema e na televisão. Trabalho prático de construção de uma personagem a partir de um perfil e de um guião. Trabalho prático a partir de diálogos de cinema e televisão. Trabalho prático a partir de uma cena de conjunto, com elenco numeroso. Escrita em grupo de uma cena para televisão ou cinema com os respetivos perfis de personagem. Apresentação e defesa do resultado.
  • Objetivos

    Objetivos

    Consolidação das capacidades de interpretação do aluno. Desenvolvimento das especificidades de interpretação para as diferentes áreas, maioritariamente televisão e cinema. Pretende-se que o estudante entenda e incorpore: os diferentes usos expressivos do corpo e da voz; as diferenças de tempo e de ritmo; as diferenças entre o olhar da câmara e o olhar do público; a memória e a concentração em plateau; a gestão e  controle emocional e físico nas repetições de takes; o close-up, o olhar e a capacidade de dissociar as ações físicas da emoção; as capacidades de escuta, de reação e de contracena;  a adequação do impulso ao enquadramento; a imaginação criativa na construção da personagem e na leitura dos guiões; a autonomia e a responsabilidade em grandes equipas; a resistência física e mental para os processos de filmagem; a capacidade de analisar o processo prático e de apresentar alternativas.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    O aluno vai ter uma simulação de experiência profissional, apostando na sua autonomia e criatividade. Desde o guião e perfil de personagem no papel, até à filmagem e visionamento da cena. A individualidade do aluno é estimulada assim como o seu conhecimento de algumas interpretações emblemáticas de atores de excelência ao mesmo tempo que encorpora diferentes pontos de vista sobre a cena e a personagem e aprende a responsabilizar-se pelo seu lugar na complexa engrenagem artística e técnica do meio audio-visual.    
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    COMEY, Jeremiah, Art Of Film Acting, New York, Focal Press, 2002 SWAIN, John Howard, A Practical Approach to Film, Television and Commercial Acting, TUCKER, Patrick, Secrets of Screen Acting, New York, London, Routledge, 2003  
  • Avaliação

    Avaliação

    Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Teste de avaliação

    dd-mm-yyyy

    30%

    Portfolio

    dd-mm-yyyy

    40%

    (...)

     

     

     

    Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios