filmeu

Disciplina Pós-Produção Digital

  • Apresentação

    Apresentação

    Seja para resolver projectos autorais ou comerciais, nem sempre a realidade nos devolve as imagens que idealizamos. Nesses casos aliando ferramentas de edição e tratamento de imagem a um cuidadoso planeamento da captação fotográfica permitem compor e moldar o real. Nesta disciplina pretende-se que os alunos adquiram competências a nível da criação de imagens em ambiente digital, desde a fase de concepção (conceptual e formal) até à sua execução, desenvolvendo estratégias de planeamento da captação fotográfica e aperfeiçoando de ferramentas de manipulação, edição, correção e tratamento digital de imagens. 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Através da anáilse a exemplos de trabalhos de diversos artistas, serão exploradas diferentes abordagens na criação de imagens que impliquem a coordenação entre a captação e a edição de imagem.  Temas: - Qualidade de imagem. - Ferramentas de manipulação de imagem (Photoshop). - Tratamento de cor (Photoshop, Lightroom). - Estratégias criativas e práticas.
  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se que os alunos desenvolvam capacidades individuais de forma a estarem aptos a conceber, planear e executar trabalhos na área da fotografia que correspondam ás suas expectativas, importa que compreendam e sejam capazes de aplicar metodos de trabalho que lhes permitam alcançar esse objectivo. Nesse sentido serão introduzidos a um leque de abordagens distintas desenvolvidas por diferentes artistas de forma a ficarem familiarizados com os desafios e possibilidades na criação de imagens digitais, compreendendo o que está por trás das imagens que ambicionam produzir e apliquem esses conhecimentos na sua prática enquanto fotógrafos.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Propõe-se um Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) centrada no aluno que envolve grupos de alunos que trabalham em conjunto para resolver um problema do mundo real. Os alunos são incentivados a compreender conceitos através de competências de resolução de problemas. Os alunos terão a oportunidade de desenvolverem competências relacionadas com o trabalho em equipa, a gestão de projectos, a comunicação oral e escrita, a autoconsciência e a avaliação de processos de grupo, o pensamento crítico e a análise, a explicação de conceitos, a aprendizagem autodirigida, a aplicação do conteúdo da unidade curricular a exemplos do mundo real, a investigação e a literacia da informação e a resolução de problemas entre disciplinas.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    1X.com Photo inspiration: secrets behind stunning images ; John Wiley & Sons, Indianapolis, 2011 ANTONINI, Marco; [et al.] Experimental Photography: a handbook of techniques with over 600 illustrations ; Thames & Hudson, London, 2015 WARD, Al; Photoshop for right-brainers: the art of photo manipulation ; Sybex, Alameda, 2004 ROSE, Gillian Visual Methodologies: An Introduction to Researching with Visual Materials ; SAGE, Los Angeles; London, 2012 GARCIA, Erin C. Photography as Fiction ; J. Paul Getty Museum, Los Angeles, 2010
  • Avaliação

    Avaliação

    Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Exercícios práticos

    dd-mm-yyyy

    40%

    Projecto

    dd-mm-yyyy

    50%

    Pontualidade e Assiduidade

     

    10%

     

    Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios