filmeu

Disciplina Gestão Partilhada - CDM

  • Apresentação

    Apresentação

    Gestão Partilhada (Shared Management): refere-se a um modelo de gestão colaborativa ou partilhada na indústria da aviação, envolvendo a cooperação entre as diferentes partes interessadas, como autoridades aeroportuárias, companhias aéreas, agências reguladoras e outros stakeholders.
    CDM - Collaborative Decision Making (Tomada de Decisão Colaborativa): CDM é uma abordagem que visa melhorar a eficiência operacional e a capacidade do sistema de transporte aéreo, envolvendo a colaboração entre diferentes partes para tomar decisões mais informadas e coordenadas em tempo real.
    Sensibilização para a integração dos conhecimentos, decorrentes do syllabus, aos modelos de gestão correntes, procurando a sua adequação a um modelo integrado de Gestão do negócio da Aviação nas suas diferentes vertentes.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    O conceito CDM e os elementos conceptuais.

    A implementação do programa CDM na estrutura aeroportuária

    O papel desenvolvido pelos diferentes players na estrutura aeroportuária 

    Porquê do CDM e os benefícios na gestão da operação 

    Introdução ao processo da tomada de decisão 

    Introdução à gestão de recursos no trabalho de equipa 

    O processo ACDM

    O que e¿ um Aeroporto_CDM? 

    Elementos A_CDM 

    Correlac¿a¿o de voos e Validac¿o¿es FPL / Slot Apt

    Metodologia do Milestones Approach

    Processo TOBT Plataforma CDM e HMI

    Alarmi¿stica (notificac¿o¿es e ac¿o¿es a tomar) 

  • Objetivos

    Objetivos

    Unidade curricular dedicada a estudar o programa CDM com o intuito de motivar os alunos para a compreensão e necessidade de melhorar a eficiência operacional e a capacidade do sistema de transporte aéreo, envolvendo a colaboração entre diferentes partes para tomar decisões mais informadas e coordenadas em tempo real.

    O CDM – Airport Collaborative Decision Making e¿ um conceito que promove o trabalho colaborativo e a partilha de informac¿a¿o operacional entre os parceiros aeroportua¿rios com o objetivo de melhorar a previsibilidade de eventos e a otimizac¿a¿o no uso dos recursos, garantindo um aumento da eficie¿ncia global das operac¿o¿es nos aeroportos, assim tem como objetivo introduzir os alunos no processo de tomada de decisão e a junção de recursos humanos e materiais, desenvolver a consciência de trabalho em equipa para processos de tomada de decisão e ainda perceber o funcionamento da aplicação CDM na operação assim como a sua eficiência na gestão aeroportuária. 

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aulas são teórico-práticas. Nas partes teóricas são apresentados os conceitos, princípios e teorias essenciais à gestão das operações com a aplicação do CDM.
    Nas partes práticas promove-se o debate sobre estudos de caso que ilustram a matéria tratada nas aulas teóricas, a realidade das organizações do setor da aeronáutica para área das operações, assim como são orientados os trabalhos individuais que serão posteriormente apresentados e debatidos.
    A avaliação dos alunos é feita de acordo com o regulamento de avaliação da universidade: trabalho individual (50%) e um teste (50%) ou exame final (100%).

     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    AIP SUP 007 2016 LPPT AD - Trial Operations Airport- CDM at Lisbon Airport 

    ICAO Manual on Collaborative Air Traffic Flow Management (Doc 9971)

    Neufville, R., & Odoni, A. (2013). Airport  systems: Planning, design and management (2nd ed.). New York: MacGraw-Hill.

    Wells, A.T., & Young, S. (2012). Airport planning & management. New York: McGraw-Hill.

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios