-
Apresentação
Apresentação
Integrar os alunos na importância do papel desempenhado pelos Sistemas de Informação no negócio das empresas, sustentando conhecimentos base de interlocução com os diferentes stakeholders da área, assim como o seu planeamento, gestão e operação na industria da aviação.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT1656-12670
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1. Sistemas de Informação (SI) no mundo contemporâneo 1. Enquadramento dos Sistemas de Informação - Definições e Conceitos. 2. A importância organizacional dos SI 3. Principais características e objetivos de um SI 4. A relação entre os SI e a estratégia empresarial 5. Principais Funcionalidades dos SIRH CP2. SI e as Tecnologias da Informação (TI) 1. Infraestrutura de TI 2. Principais características da informação 3. Tomada de decisão e gestão do conhecimento 4. As aplicações clássicas da gestão (ERP, CRM, SCM, SRM...) 5. Analise de casos de estudo - Aplicações de Sistemas de Informação na Aviação
-
Objetivos
Objetivos
Adquirir competências no âmbito da análise de dados e desenho de processos. Conhecer o papel dos sistemas/aplicações para a gestão aos diferentes níveis da gestão. Conhecer algumas normas fundamentais dos sistemas de informação na governação dos mesmos
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Utilização de metodologia CBL (Challenge Based Learning) e RBL Research Base Learning. Estas metodologias são interdisciplinares e estimulam os estudantes a desenvolverem soluções para problemas reais com apoio de tecnologias.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Alturas, B. (2022). Introdução dos Sistemas de Informação Organizacionais. 2.ª Edição. Edições Sílabo. ISBN: 978-989-561-265-9 - Bocij, P. & Greasley, A. & Hickie, S. (2019). Business Information Systems, Technology, development and management for the modern business, 6th Edition. Pearson. ISBN13: 978-1-292-22097-0 - Han, J. & Pei, J., Hanghang Tong, H. (2022). Data Mining: Concepts and Techniques (The Morgan Kaufmann Series in Data Management Systems), 4th Edition, Morgan Kaufmann Publisher, ISBN13 978-0128117606 - Laudon, K. & Laudon, J. (2014). Management Information Systems: Managing the Digital Firm (13th edition). Pearson. ISBN: 978-0-273-78997-0 - Vicente, J.; Reis, F. (2021), ?Determinant?s behaviour analysis of demand for passengers to the Portuguese air travel leisure market: Application with Partial Least Squares Regression (PLS)?. International Journal of Business Excellence, ISSN: 1756-0047. DOI: 10.1504/IJBEX.2019.10028546.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não