-
Apresentação
Apresentação
Integrar os alunos na importância do papel desempenhado pelos Sistemas de Informação no negócio das empresas, sustentando conhecimentos base de interlocução com os diferentes stakeholders da área, assim como o seu planeamento, gestão e operação na industria da aviação.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT1656-12670
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Conteúdos programáticos :
Conceitos base de Sistemas de Informação para a Gestão Sistemas de Informação: Definição e conceitos.
Dados, Informação e Conhecimento.
Hardware, Software e Redes Ambientes Web - Linguagem HTML Bases de Dados
Fontes de dados primárias
Conceitos fundamentais de Bases de Dados Empresariais Modelação de Dados
Conceptual Desenho de Processos Enquadramento de Processos na Empresa
Analise de casos de estudo: Sistemas Informação Empresariais
As aplicações classicas da gestão (ERP, CRM, SCM, SRM,...)
Analise de casos de estudo - Aplicações de Sistemas de Informação na Aviação
Sistemas de Informação nas Companhias Aéreas
Sistemas de Informação nos Aeroportos
Sistemas de Informação na Gestão do Trafego Aéreo. Analise de casos de estudo
-
Objetivos
Objetivos
Adquirir competências no âmbito da análise de dados e desenho de processos.
Conhecer o papel dos sistemas/aplicações para a gestão aos diferentes níveis da gestão.
Conhecer algumas normas fundamentais dos sistemas de informação na governação dos mesmos
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Incluir também as metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas, nomeadamente adotação de recursos digitais de fomento às aprendizagens, uso de laboratório informático para resolução de problemas e interpretação dos mesmos.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Alturas, B. (2022). Introdução dos Sistemas de Informação Organizacionais. 2.ª Edição. Edições Sílabo. ISBN: 978-989-561-265-9
Bocij, P. & Greasley, A. & Hickie, S. (2019). Business Information Systems, Technology, development and management for the modern business, 6th Edition. Pearson. ISBN13: 978-1-292-22097-0
Han, J. & Pei, J., Hanghang Tong, H. (2022). Data Mining: Concepts and Techniques (The Morgan Kaufmann Series in Data Management Systems), 4th Edition, Morgan Kaufmann Publisher, ISBN13 978-0128117606
Laudon, K. & Laudon, J. (2014). Management Information Systems: Managing the Digital Firm (13th edition). Pearson. ISBN: 978-0-273-78997-0
Vicente, J.; Reis, F. (2021), “Determinant’s behaviour analysis of demand for passengers to the Portuguese air travel leisure market: Application with Partial Least Squares Regression (PLS)”. International Journal of Business Excellence, ISSN: 1756-0047. DOI: 10.1504/IJBEX.2019.10028546.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não