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Disciplina Fundamentos de Aeronaves I

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC tem como objetivo o estudo do deslocamento do ar e das reações que provoca nas superfícies em que contata, através duma abordagem teórica e prática, de modo a constituir uma base de conhecimento da mecânica de voo que possibilite a sua aplicação nos domínios do apoio e da operação aeronáutica.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Princípios de Voo

    1. Conceitos fundamentais da Aerodinâmica
    2. Leis e Definições
    3. O Meio Ambiente
    4. Terminologia
    5. Sustentação
    6. Resistência ao Avanço (Arrasto)
    7. Controlos de Voo
    8. Hipersustentadores
    9. Perda
    10. Forças que Atuam no Avião
    11. Estabilidade e controlo
    12. Efeito de Solo
    13. Propulsão (Hélices)
    14. Voo de alta velocidade
    15. Limitações
    16. Voo em Condições Atmosféricas Adversas

    Performance

    1. Definições (Mono B, Pluri B e Classe A)
    2. Descolagem
    3. Subida
    4. Descida
    5. Cruzeiro
    6. Aterragem
    7. Utilização de Tabelas e Gráficos de Performance

    Massa e Centragem

    1. Carregamento
    2. Fundamentos dos cálculos do CG
    3. Manuseamento da Carga
    4. Legislação de Massa e Centragem
    5. Definições, Limitações e MEL
    6. Utilização de Tabelas e Gráficos de Massa e Centragem
  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se que o discente conheça os aspetos relacionados com o deslocamento do ar e com as reações que provoca nas superfícies em que contacta, através duma abordagem teórica e prática, de modo a constituir uma base de conhecimento da mecânica de voo que possibilite a sua aplicação nos domínios do apoio e da operação aeronáutica. Pretende-se que o discente fique na posse de informação relevante para o desenvolvimento da compreensão da mecânica de voo.

    Pretende-se ainda que o discente seja capaz de resolver problemas, nomeadamente de performance e massa e centragem, correlacionando-os com os ensinamentos, competências e capacidades adquiridos nas outras unidades curriculares, com o objetivo de estar apto para a condução segura e eficiente do voo.

     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    O conhecimento não pode ser imposto ou transmitido em forma acabada, apenas

    apreendido e examinado como um processo em aberto assim os alunos (em pequenos grupos) irão ser estimulados a realizar o resumo da matéria lecionada na aula anterior com duração máxima de 10 min, combinando a exposição verbal com recursos audiovisuais que facilitem a compreensão e estimulem a atenção, e com técnicas interativas que apelem à participação ativa.

    Os resumos poderão ser apresentados sob a forma de demonstrações (reais ou simulações e gravações), miniensaios, debates, visionamento de documentários, exercícios de aplicação e compreensão, estudos de caso, jogos pedagógicos e questões de vários tipos, etc.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • EASA, Principles of Flight (Vol. 13);

    •  Oxford Aviation Academy, 2011 , Flight Performance and Planning 1, Mass & Balance and Performance, Oxford Aviation Training, 6th Edition

     

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