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Disciplina Fundamentos de Aeronaves I

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC tem como objetivo o estudo do deslocamento do ar e das reações que provoca nas superfícies em que contata, através duma abordagem teórica e prática, de modo a constituir uma base de conhecimento da mecânica de voo que possibilite a sua aplicação nos domínios do apoio e da operação aeronáutica.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Princípios de Voo     Conceitos fundamentais da Aerodinâmica     Leis e Definições     O Meio Ambiente     Terminologia     Sustentação     Resistência ao Avanço (Arrasto)     Controlos de Voo     Hipersustentadores     Perda     Forças que Atuam no Avião     Estabilidade e controlo     Efeito de Solo     Propulsão (Hélices)     Voo de alta velocidade     Limitações     Voo em Condições Atmosféricas Adversas 2. Performance        Definições (Mono B, Pluri B e Classe A)        Descolagem        Subida        Descida        Cruzeiro        Aterragem        Utilização de Tabelas e Gráficos de Performance D 3. Massa e Centragem e     Carregamento      Fundamentos dos cálculos do CG      Manuseamento da Carga      Legislação de Massa e Centragem      Definições      Limitações e MEL      Utilização de Tabelas e Gráficos de Massa e Centragem      Descolagem      Subida
  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se que o discente conheça os aspetos relacionados com o deslocamento do ar e com as reações que provoca nas superfícies em que contacta, através duma abordagem teórica e prática, de modo a constituir uma base de conhecimento da mecânica de voo que possibilite a sua aplicação nos domínios do apoio e da operação aeronáutica. Pretende-se que o discente fique na posse de informação relevante para o desenvolvimento da compreensão da mecânica de voo. Pretende-se ainda que o discente seja capaz de resolver problemas, nomeadamente de performance e massa e centragem, correlacionando-os com os ensinamentos, competências e capacidades adquiridos nas outras unidades curriculares, com o objetivo de estar apto para a condução segura e eficiente do voo.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    O conhecimento não pode ser imposto ou transmitido em forma acabada, apenas apreendido e examinado como um processo em aberto assim os alunos (em pequenos grupos) irão ser estimulados a realizar o resumo da matéria lecionada na aula anterior com duração máxima de 10 min, combinando a exposição verbal com recursos audiovisuais que facilitem a compreensão e estimulem a atenção, e com técnicas interativas que apelem à participação ativa. Os resumos poderão ser apresentados sob a forma de demonstrações (reais ou simulações e gravações), miniensaios, debates, visionamento de documentários, exercícios de aplicação e compreensão, estudos de caso, jogos pedagógicos e questões de vários tipos, etc.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    EASA, Principles of Flight (Vol. 13); Oxford Aviation Academy, 2011 , Flight Performance and Planning 1, Mass & Balance and Performance, Oxford Aviation Training, 6 Edition  
INSCRIÇÃO AVULSO
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