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Apresentação
Apresentação
Os alunos nesta UC adquirem as seguintes competêcias:
Compreender as várias funções do Estado e dos seus órgãos de soberania;
Manusear as normas vigentes em Códigos/ Leis;
lntrepretar e aplicar uma norma júridica;
Perceção da necessidade da existência de um sistema júridico numa sociedade organizada; Perceção da tramitação legislativa e da sua aplicação pelos tribunais
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT1656-1666
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Conteúdos programáticos (CP):
CP1: Objeto, finalidade e caraterísticas do Direito;
CP2: Direito e figuras afins;
CP3: As fontes do Direito;
CP4: A norma jurídica;
CP5: A aplicação do Direito;
CP6: O Estado: Elementos e funções;
CP?: O processo legislativo;
CP8: A cessação da vigência da Lei;
CP9: A sanção jurídica e a tutela do Direito;
CP10: Os ramos do Direito;
CP11: A relação jurídica;
CP12: As conceções do Direito;CP13: Breve Abordagem ao Direito da União europeia.
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Objetivos
Objetivos
Objetivos principais da UC:
Sensibilizar os alunos para a importência das normas jurídicas na sociedade atual;
Dar a conhecer a dimensão institucional relacionada com a produção legislativa e com a aplicação do Direito pelos Tribunais;
Fazer compreender aos alunos as finalidades que o Direito visa obter;
Adquirir as noções fundamentais e básicas do Direito que são necessárias na sua vida profissional, bem como a terminologia essencial e o conhecimento necessário das estruturas do pensamento jurídico, conferindo-lhes uma visão geral dos mecanismos legais existentes no atual sistema jurídico,facilitando-lhes a compreensão, interpretação e aplicação dos diplomas legislativos.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias (inovadoras) de ensino consistem em:
Durante as aulas é utilizado o método expositivo e participativo - aulas interativas (participação nos debates sobre os temas ministrados) Resolução de casos práticos.
A disciplina está organizada num modelo de aulas teórico-práticas, de forma a fomentar o debate e o aprofundamento e a reflexão das questões.Avaliação: duas provas escritas, cada uma vale 50%.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Silva; Germano Marques da (2015). Introdução ao Estudo do Direito. Lisboa: UCP
- A Tutela Geral e Especial da Personalidade Humana [Em linha]. Lisboa: Centro de Estudos Judiciários 2017. [Consultado em 28-02-2022], in
https://cej.justica.gov.pt/LinkClick.aspx?fileticket=jEOZNTAE5L0 %3d&portalid=30- Violência doméstica e de género e mutilação genital feminina — 2019 [Em linha]. Lisboa:
CEJ, 2019. [consultado em 28-02-2022], in
https://cej.justica.gov.pt/LinkClick.aspx?fileticket=Yc6NzH0Gzx4 %3d&portalid=30- Crimes Sexuais [Em linha]. 2.ª edição Lisboa: CEJ, 2021. [Consultado em 28-02-2022] in
https://cej.justica.gov.pt/LinkClick.aspx?fileticket=uMxjnSJ_t24 %3d&portalid=3º- Bolieiro, H. & Guerra, P. (2009). A criança e a justiça. Coimbra: Coimbra Editora.
- Latas, A. J., & Vieira, F. (2004). Notas e Comentários à Lei de Saúde Mental. Coimbra: CEJ/Coimbra Editora.
- Barros, João Miguel — Sistema Judiciário Anotado. 2.ª edição. Lisboa: AAFDL Editora, 2017
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não