filmeu

Disciplina Tecnologias em Gestão Aeronáutica

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular de Tecnologias em Gestão Aeronáutica tem como foco sensibilizar e dotar o aluno  de conhecimentos ao nível das tecnologias em Gestão Aeronáutica emergentes, tendo em conta a gestão de informação aeronáutica, a importância das fontes de informação, da qualidade e integridade dos dados aeronáuticos, e a pertinência do tema no mercado de trabalho.

    Pretende-se assim, dotar o estudante das capacidades e competências necessárias para, dispondo dos equipamentos, referências, documentação e instrumentos adequados, o habilitar a identificar e usar os conhecimentos, perícias e procedimentos exigidos pelas tarefas inerentes à vertente operacional.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Conceitos gerais

    SES - Single European Sky ATM Research (SESAR) e as Infraestruturas de Dados Espaciais (IDE) System Wide Information Management (SWIM)

    Informação Aeronáutica

    Gestão da Informação Aeronáutica

    BI - Business Intelligence na Gestão Aeronáutica

    BIG Data: conceitos e aplicações

    Os Aeroportos: a tecnologia na gestão

    Companhias de Aviação: tecnologia aplicada

    Serviços e Modelos de Dados

  • Objetivos

    Objetivos

    Com base numa aprendizagem dedicada, o estudante irá incrementar o seu conhecimento em várias vertentes no que concerne às tecnologias aplicadas em Gestão Aeronáutica, acompanhando a tendência de modernização e reforma, em curso, na Gestão do Tráfego Aéreo (ATM), nomeadamente ao nível da transição dos Serviços de Informação Aeronáutica (AIS) para a Gestão da Informação Aeronáutica (AIM).

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Investigação individual por parte do aluno de um tema (propost/escolhido pelo aluno).
    Preparação de um documento explanatório do assunto estudado, para distribuir pelos outros estudantes da turma e, apresentado em contexto de aula.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    ICAO. (2015). Doc 10039 - Manual on System Wide Information Mangement (SWIM) Concept, 1-78.

    Europeia, U. (2010). REGULAMENTO (UE) N.o 73/2010 DA COMISSÃO de 26 de Janeiro de 2010 que estabelece os requisitos aplicáveis à qualidade dos dados aeronáuticos e da informação aeronáutic no Céu Único Europeu. Jornal Oficial Da União Europeia, 22.

    Isulv, A., & Lage, J. (2013). Aeronautical Information - And the Process behind It. Linköping University, 0Sweden.

    Pufahl, A. G. (2012). The Aeronautical Information Management Concept (Vol. 0.9.1).

    Prazeres, S. (2018) ¿ Sistema Integrado de Dados Aeroespaciais aplicado à Gestão da Informação Aeronáutica ¿ Dissertação de Doutoramento. Universidade Nova de Lisboa.

    Robinson, D. D. (2009). GIS for Airports - Electronic Terrain and Obstacle Data Model. University of Redlands.

    SESAR,  Systems,  L.,  Solutions,  S.,  &  AIRBUS.  (2017).  Future  of  airline  operations. Operations Control Centre Prespective, 19.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios