filmeu

Disciplina Gestão de Crises em Aeronáutica

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular visa desenvover nos alunos as competências necessárias para a gestão de crises na aeronáutica em geral e, procurando em cada momento salvaguardar a imagem organizacional, ao nível, quer do ambiente interno, quer do ambiente externo.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos (CP):

    CP1: Conceitos fundamentais, enquadramento histórico e objetivos da gestão de crises organizacional;

    CP2: Tipos e elementos das crises, crise e gestão do risco e, causa e consequência da gestão de crises;

    CP3: Modelos de ameaças e erros;

    CP4: Modelo de planeamento e de gestão de crises em aeronáutica e, fases da gestão de crises;

    CP5: Team Resource Management (CRM);

    CP6: Gestão e liderança em situação de crises;

    CP7: Planeamento e tomada de decisão na gestão de crises;

    CP8: Comunicação em situação de crises;

    CP9: Plano de continuidade de negócios e a resiliência organizacional;

    CP10: Regulamento nacional e internacional sobre gestão de crises em aeronáutica.

  • Objetivos

    Objetivos

    Objetivos de Aprendizagem (AO):

    OA1: Consciencializar os alunos sobre a importância e objetivos da gestão de crises nas modernas organizações e o seu impacto;

    OA2: Compreender a tipologia, causas e erros das crises na aeronáutica;

    OA3: Capacitar os alunos para visualizar os modelos e fases na gestão de uma crise na aeronáutica;

    OA4: Capacitar os alunos para construir e liderar uma equipa de Gestão de Crises;

    OA5: Capacitar os alunos com competências associadas à comunicação na gestão de crises;

    OA6: Capacitar os alunos para compreender as várias dimensões que estão associadas à resiliência das organizações;

    AO7: Capacitar os alunos para compreender os regulamentos nacionais e internacionais sobre a gestão de crises em aeronáutica e implementar um plano de gestão de crises.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    BartonL. (2007). Crisis leadership now: A real-world guide to preparing for threats, adisastersabotage, and scandalNew YorkMcGraw-Hill.

    Bernstein, J. (2011). Manager´s guide to crisis management. McGraw-Hill.

    Dezenhall, E., & Weber, J. (2011). Damage control (Revised & Updated): The essential lessons of crisis management. USA: Portfolio.

    Harvard Business Essentials (2004). Crisis management: Master the skills to prevent disaster. Boston: Havard Business Press.

    Hopkin, P. (2014). Fundamentals management: Understanding, evaluating and implementing effective risk management (5th Ed.). New York: Kogan Page.

    Smith, D., & Elliot, D. (2006). Crisis management. Londres: Routledge.

    Vanvactor, J. (2015). Crisis management: A leadership perspective. Virginia: Nova Science Publishers.

    Well, A., & Rodrigues, C. (2003). Commercial aviation safety (4th Ed.). New York: McGraw.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios