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Disciplina Gestão de Operações

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC de Gestão de Operações tem como objetivo garantir um enquadramento para a capacidade de obtenção dos conceitos básicos para a Gestão de Operações, ou seja, as empresas necessitam de otimizar as suas operações, garantindo assim a capacidade de planear, requisitar, controlar e coordenar eficientemente os recursos necessários para produzir os bens e serviços de uma empresa.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução à Gestão de Operações (O1)
    2. Gestão de Operações e Competitividade (O1)
    3. Design de Produto e Processos (O2)
    4. Gestão da Cadeia de Abastecimento (O2)
    5. Gestão da Qualidade (O2)
    6. Sistema Just-in-time e Filosofia Lean (O2/O3)
    7. Gestão de Transportes (O3) 
  • Objetivos

    Objetivos

    Permitir que o aluno compreenda as diferentes componentes da Gestão de Operações aplicada à aviação, nomeadamente:

     

    • (O1) - Compreender os conceitos básicos da Gestão de Operações,
    • (O2) - Reconhecer a necessidade que as empresas têm de otimizar suas operações para se manterem competitivas,
    • (O3) - Capacidade de planear, solicitar e controlar com eficiência, os recursos necessários para produzir bens e serviços numa empresa aeronáutica.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias inovadoras para apoiar o processo de ensino-aprendizagem incluirão:
    Aprendizagem baseada em problemas, que consiste em apresentar aos alunos problemas complexos que requerem a aplicação de conceitos e princípios de gestão de operações para os resolver. Os alunos trabalham em grupos para analisar o problema, desenvolver soluções e apresentar as suas conclusões à turma (durante a II Conferência Anual de Operações em Movimento - Universidade Lusófona),

     

    Sala de aula invertida baseada na aprendizagem dos conceitos básicos das operações de gestão fora da sala de aula através de visitas de estudo. O tempo de aula é depois utilizado para actividades práticas, trabalho de grupo e resolução de problemas,

     

    e Gamificação, que envolve a incorporação de elementos de jogo no processo de aprendizagem para o tornar mais envolvente e interativo. Durante o semestre, os alunos podem ganhar pontos ou distintivos por completarem trabalhos ou participarem em actividades da turma.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    1. Achahchah, M. - Lean Transportation Management - Using Logistics as a Strategic Differentiator. 1st Ed. New York: Routledge, 2019. Ebook. ISBN: 978-1-138-59227-8
    2. Stevenson, W.J. - Operations Management. 13th Ed. McGraw-Hill Education, 2018. Ebook. ISBN: 1259667472
    3. Carvalho, J.C. - Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento. Edições Sílabo, 2020. ISBN 9789895610853
    4. Heizer, J., Render, B. & Munson, C. (2017). Operations Management: Sustainability and Supply Chain Management, Global Edition (12th edition). Pearson. ISBN: 978-1-292-14863-2
    5. Jacobs, F. & Chase, R. (2020). Operations and Supply Chain Management (16th edition). McGraw-Hill. ISBN: 9780070172265.
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