filmeu

Disciplina Gestão de Cadeias de Abastecimento

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular de Gestão da Cadeia de Abastecimento visa proporcionar aos estudantes uma compreensão aprofundada do papel estratégico das cadeias de abastecimento no desempenho organizacional. 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Conceitos de Gestão da Cadeia de Abastecimento; 2. Estratégias de gestão da cadeia de abastecimento; 3. A gestão das compras e do abastecimento; 4.Princípios de Lean Management na Gestão da Cadeia de Abastecimento; 5. A Qualidade na Gestão da Cadeia de Abastecimento; 6. A gestão do risco na cadeia de abastecimento.
  • Objetivos

    Objetivos

     1. Reconhecer o impacto da Gestão da Cadeia de Abastecimento no desempenho da organização; 2. Utilizar os conceitos da Gestão da Cadeia de Abastecimento como ferramentas promotoras da criação de valor; 3. Explicar os efeitos da integração da cadeia de abastecimento; 4. Aplicar os conceitos de Lean Management à Gestão da Cadeia de Abastecimento; 5. Aplicar os conceitos da Gestão da Qualidade à Gestão da Cadeia de Abastecimento; 6. Reconhecer riscos em cadeias de abastecimento específicas e adotar estratégias adequadas para a sua mitigação.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aulas teóricas com todas as bases fundamentais de gestão da cadeia de abastecimento e práticas enquadrando casos de estudo, análise de artigos e exercícios técnicos Serão disponibilizados os conteúdos fornecidos na aula: slides, papers, artigos, etc. Recurso a vídeos demonstrativos, capazes de garantir o enquadramento prático empresarial da matéria dada.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Carvalho, José M. Crespo (2020). Logística e Gestão da Cadeia de abastecimento, 3.ª Ed, Edições Sílabo. Johnsen, T. E., Howard, M., & Miemczyk, J. (2018). Purchasing and supply chain management: A sustainability perspective. Routledge. Christopher, Martin (2016). Logistics and Supply Chain Management - Creating value- adding networks, 5th ed., Financial Times - Prentice Hall. Simchi-Levi, D. et al., 2007, Designing and Managing the Supply Chain: Concepts, Strategies and Case Studies, 3.ª ed., McGraw-Hill.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios