A sala de cinema Fernando Lopes já reabriu. Veja a programação completa aqui

filmeu

Disciplina Métodos Quantitativos

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular de Métodos Quantitativos Aplicados visa dotar os alunos com conhecimentos e ferramentas que auxiliem na área de estudo.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Álgebra Linear: 1.1 Matrizes 1.2 Determinantes 1.3 Sistemas lineares 2. Funções: 2.1 Lineares 2.2 Exponenciais 2.3 Logarítmicas 3. Cálculo: 3.1 Limites 3.2 Derivadas 3.3 Integrais com aplicações de gestão 4. Modelação: 4.1 Equações diferenciais e variáveis de stock/fluxo
  • Objetivos

    Objetivos

    Os objetivos da unidade curricular são: - Desenvolver a capacidade de raciocínio dos estudantes; - Proporcionar os fundamentos básicos dos métodos quantitativos, usualmente aplicados nas áreas de economia e gestão; - Dotar os estudantes de conhecimentos relativos à seleção de métodos e processos que melhor se ajustem à resolução de um problema concreto; - Utilizar corretamente a linguagem matemática no desenvolvimento de técnicas de cálculo que permitam criar ou aprofundar conhecimentos essenciais à continuação de estudos nos anos posteriores. No final da unidade curricular o estudante deverá estar apto a: - Dominar os conceitos fundamentais relacionados com a análise infinitesimal. - Identificar os diferentes tipos de equações, inequações e funções reais de variável real. - Prever e caracterizar as funções a utilizar na aplicação prática. - Aplicar as técnicas de cálculo em diferentes situações
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A abordagem pedagógica adotada baseia-se no método ativo, potenciando a aprendizagem cooperativa (entre pares) e criativa.   Presencial: 1. Ensino teórico-prático: Exposição dos conceitos e discussão dos conteúdos programáticos. 2. Prática laboratorial: Realização de fichas de trabalho para efetuar análise e interpretação de resultados obtidos; Análise critica de estudos de caso relacionados com a área temática do curso e debates em sala de aula. 3. Pratica simulada: Cenários e situações que permitem aos estudantes explorar situações do mundo real relacionadas com a área temática do curso, aplicando os conceitos fundamentais de matemática expostos e desenvolvendo pensamento crítico. Autónoma: 4. Consolidação dos conteúdos lecionados em aula através de pesquisa de informação adicional sobre as diferentes temáticas abordadas e desenvolvimento de trabalho suplementar, relacionado com a resolução de problemas concretos e dinâmica de grupos.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Marcos, M. G., & Oliveira, B. (2017). Álgebra Linear e Geometria Analítica (1.ª ed.). Sibalas & Desafios Murolo, A., & Bonetto, G. (2012). Matemática Aplicada à Administração, Economia e Contabilidade (2.ª ed.). Cengage Learning Tan, S. T. (2014). Matemática Aplicada à Gestão e Economia. (9ª edição) Cengage Learning  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios