-
Apresentação
Apresentação
O pensamento crítico esclarecido, atento e criativo é o laboratório desta UC: defende que a competência crítico-analítica deve ser transversal ao currículo do aluno.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT72-117
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Razões e finalidades de uma UC transversal sobre o Pensamento Contemporâneo. Natureza da contemporaneidade. Iluminismo e a euforia da razão. Importância da ciência e do desenvolvimento tecnológico. Implicações culturais e éticas da sociedade de consumo. Importância do pensamento inconsciente. O impacto dos problemas sociais, políticos, tecnológicos e ambientais, contemporâneos na gestão de empresas, tais como a xenofobia, as migrações, a mudança global, os direitos das minorias (sexuais, religiosas, raciais, étnicas) e das maiorias (o gender gap), o envelhecimento da população, muticulturalismo, a gestão dos recursos humanos pela inteligência artificial e as alterações climáticas.
-
Objetivos
Objetivos
Esta Unidade Curricular visa: a) Conhecer alguns temas/problemas e algumas das mais importantes correntes do pensamento contemporâneo. b) Aplicar os conhecimentos teóricos à gestão de empresas. c) Desenvolver competências que permitam uma aprendizagem crítica ao longo da vida. d) desenvolver e aprofundar os conhecimentos dos alunos noutras etapas da sua escolaridade. e) Desenvolver a capacidade de pensamento crítico e articulado. f) Reflectir sobre os conflitos culturais e globais.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas teórico-práticas com a apresentação de conteúdos programáticos através de meios audiovisuais (PowerPoint), e a excertos de textos da bibliografia. As aulas teórico-práticas serão organizadas por conteúdos temáticos de acordo com o programa, prevendo-se o envolvimento directo dos estudantes através de apresentações orais, realizadas em grupo, de textos da bibliografia ou de filmes relacionados com os conteúdos disciplinares e seguidas de debate. A UC requer: Apresentação oral de um tema/problema (40%). Frequência (45%). Participação nas aulas (15%) que inclui a obrigatoriedade da análise SWOT das apresentações orais. Os alunos/as que não obtiverem classificação positiva no regime de avaliação continua, ou que optarem por não a realizar, têm acesso ao regime de avaliação por exam
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Belk, Russell. Machines and Artificial Intelligence. Journal of Marketing Behavior, 4 (1), (2019), pp 11-30. http://dx.doi.org/10.1561/107.00000058 Kant, I. . Resposta à Pergunta: O que é o Iluminismo? In A Paz Perpétua e Outros Opúsculos (pp.11-19), Edições 70: Lisboa, 1995 (original publicado em 1784). ISBN: 972-44-0539-7. Vanharantam, Hannu & Markopoulos, Evangelos .The applied philosophy concept for management and leadership objects through the Company Democracy Model, Theoretical Issues in Ergonomics Science, 20(2), 2019, 178-195, DOI: 10.1080/1463922X.2018.1510060 Wren, D., Bedeian, A. The Evolution of Management Thought. Wiley, 2024.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não