filmeu

Disciplina Introdução ao Pensamento Contemporâneo

  • Apresentação

    Apresentação

    This UC does not have precedence nor necessarily imply disciplines in future connection. However, the fact that it aims at critical thinking and the ethical-liberal social and cognitive systems willingly articulates with any other UC.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Razões e finalidades de uma UC transversal sobre o Pensamento Contemporâneo . Natureza da contemporaneidade. Iluminismo e a euforia da razão. Importância da ciência  e do desenvolvimento tecnológico. A inteligência Artificial e os novos sujeitos do pensamento. Paradoxos do Pensamento Contemporêno na sociedade de consumo. Importância do pensamento inconsciente. O impacto dos problemas sociais, políticos e ambientais contemporâneos na gestão de empresas, tais como a xenofobia, as migrações, as alterações climáticas, os direitos das minorias (sexuais, religiosas, raciais, étnicas), o envelhecimento da população.

  • Objetivos

    Objetivos

    Esta Unidade Curricular visa:

    a) Conhecer alguns  dos principais temas e problemas do pensamento contemporâneo.

    b) Aplicar os conhecimentos teóricos à gestão de empresas.

    c) desenvolver competências que permitam uma aprendizagem crítica ao longo da vida.

    d) desenvolver e aprofundar os conhecimentos dos alunos noutras etapas da sua escolaridade.

    e) desenvolver a capacidade de pensamento crítico e articulado.

    f) reflectir sobre os conflitos culturais e globais.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aulas teórico-práticas com a apresentação de conteúdos programáticos através de meios audiovisuais (PowerPoint), e a excertos de textos da bibliografia. As aulas teórico-práticas serão organizadas por conteúdos temáticos de acordo com o programa, prevendo-se o envolvimento directo dos estudantes através de apresentações orais, realizadas em grupo, de textos da bibliografia ou de filmes relacionados com os conteúdos disciplinares e seguidas de debate. O filme Lobo de Wall Street, realizado por Martin Scorsese, relaciona-se com os conteúdos da UC. As apresentações fazem parte integrante da avaliação final. Esta UC rege-se pelo sistema de avaliação contínua (AC) de conhecimento e competências adquiridas. A AC requer: Apresentação oral  de um tema/problema (40%). Frequência (50%). Participação nas aulas (10%). Os alunos/as que não obtiverem classificação positiva no regime de avaliação continua, ou que optarem por não a realizar, têm acesso ao regime de avaliação por exame.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Baudrillard, Jean. A Sociedade de Consumo, Edições 70: Lisboa, 2003. ISBN /ISSN: ISBN 978-989-28-0048-6.

    Freud, S. Psicopatologia da Vida Quotidiana (Trad. José Marinho). Estúdios Cor: Lisboa, (s/data).  ISBN: 972-708-176-2.

    Kant, I. . Resposta à Pergunta: O que é o Iluminismo? In A Paz Perpétua e Outros Opúsculos (pp.11-19),  Edições 70: Lisboa, 1995 (original publicado em 1784). ISBN: 972-44-0539-7.

    Silva, Gyan, Regan, Eugenie, Pollard, Edward, and Addison Prue. The evolution of corporate no net loss and net positive impact biodiversity commitments: Understanding appetite and addressing challenges, Business Strategy and the Environment, 28, 2019,1481-1495.DOI: 10.1002/bse.2379

    Vanharantam, Hannu & Markopoulos, Evangelos .The applied philosophy concept for management and leadership objects through the Company Democracy Model, Theoretical Issues in Ergonomics Science, 20(2), 2019, 178-195, DOI: 10.1080/1463922X.2018.1510060

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios