filmeu

Disciplina Introdução ao Pensamento Contemporâneo

  • Apresentação

    Apresentação

    This UC does not have precedence nor necessarily imply disciplines in future connection. However, the fact that it aims at critical thinking and the ethical-liberal social and cognitive systems willingly articulates with any other UC.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Razões e finalidades de uma UC transversal sobre o Pensamento Contemporâneo . Natureza da contemporaneidade. Iluminismo e a euforia da razão. Importância da ciência  e do desenvolvimento tecnológico. A inteligência Artificial e os novos sujeitos do pensamento. Paradoxos do Pensamento Contemporêno na sociedade de consumo. Importância do pensamento inconsciente. O impacto dos problemas sociais, políticos e ambientais contemporâneos na gestão de empresas, tais como a xenofobia, as migrações, as alterações climáticas, os direitos das minorias (sexuais, religiosas, raciais, étnicas), o envelhecimento da população.

  • Objetivos

    Objetivos

    Esta Unidade Curricular visa:

    a) Conhecer alguns  dos principais temas e problemas do pensamento contemporâneo.

    b) Aplicar os conhecimentos teóricos à gestão de empresas.

    c) desenvolver competências que permitam uma aprendizagem crítica ao longo da vida.

    d) desenvolver e aprofundar os conhecimentos dos alunos noutras etapas da sua escolaridade.

    e) desenvolver a capacidade de pensamento crítico e articulado.

    f) reflectir sobre os conflitos culturais e globais.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aulas teórico-práticas com a apresentação de conteúdos programáticos através de meios audiovisuais (PowerPoint), e a excertos de textos da bibliografia. As aulas teórico-práticas serão organizadas por conteúdos temáticos de acordo com o programa, prevendo-se o envolvimento directo dos estudantes através de apresentações orais, realizadas em grupo, de textos da bibliografia ou de filmes relacionados com os conteúdos disciplinares e seguidas de debate. O filme Lobo de Wall Street, realizado por Martin Scorsese, relaciona-se com os conteúdos da UC. As apresentações fazem parte integrante da avaliação final. Esta UC rege-se pelo sistema de avaliação contínua (AC) de conhecimento e competências adquiridas. A AC requer: Apresentação oral  de um tema/problema (40%). Frequência (50%). Participação nas aulas (10%). Os alunos/as que não obtiverem classificação positiva no regime de avaliação continua, ou que optarem por não a realizar, têm acesso ao regime de avaliação por exame.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Baudrillard, Jean. A Sociedade de Consumo, Edições 70: Lisboa, 2003. ISBN /ISSN: ISBN 978-989-28-0048-6.

    Freud, S. Psicopatologia da Vida Quotidiana (Trad. José Marinho). Estúdios Cor: Lisboa, (s/data).  ISBN: 972-708-176-2.

    Kant, I. . Resposta à Pergunta: O que é o Iluminismo? In A Paz Perpétua e Outros Opúsculos (pp.11-19),  Edições 70: Lisboa, 1995 (original publicado em 1784). ISBN: 972-44-0539-7.

    Silva, Gyan, Regan, Eugenie, Pollard, Edward, and Addison Prue. The evolution of corporate no net loss and net positive impact biodiversity commitments: Understanding appetite and addressing challenges, Business Strategy and the Environment, 28, 2019,1481-1495.DOI: 10.1002/bse.2379

    Vanharantam, Hannu & Markopoulos, Evangelos .The applied philosophy concept for management and leadership objects through the Company Democracy Model, Theoretical Issues in Ergonomics Science, 20(2), 2019, 178-195, DOI: 10.1080/1463922X.2018.1510060

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios