Apresentação do Curso
O curso de licenciatura em Gestão de Empresas da Universidade Lusófona em Lisboa tem um perfil não excessivamente especializado, ou seja, é uma licenciatura de banda larga, permitindo a formação de gestores de empresas dotados de uma excelente capacidade de inserção no mercado de trabalho. A formação dada ao longo da Licenciatura em Gestão de Empresas caracteriza-se por ser multidisciplinar, abrangente e muito focada nas necessidades atuais do tecido empresarial e da competitividade do mesmo no mercado global.
Razões para frequentar este curso
- Licenciatura em Gestão de Empresas dinâmica e atualizada onde existem as mais modernas técnicas e instrumentos de gestão com amplo recurso a meios informáticos;
- Curso que equilibra de uma forma harmoniosa a componente prática e a vertente científica, o que possibilita uma rápida e apropriada resposta aos desafios colocados a quem procura gerir uma empresa;
- Corpo docente bem preparado que alia às competências científicas amplas competências profissionais que permitem satisfazer adequadamente as exigências da gestão empresarial;
- Curso com elevado nível de internacionalização que permite atrair futuros gestores de empresas do espaço europeu e, sobretudo, alunos oriundos do espaço lusófono;
- Curso com ampla procura e elevada empregabilidade, ao nível do espaço lusófono, onde a Universidade Lusófona dispõe de uma forte experiência e implantação;
- Curso que ministra uma formação sólida e inovadora que prepara para exercer as mais diversas atividades de administração e gestão de empresas bem como para iniciar uma atividade empreendedora autónoma.
Despacho do curso
Despacho n.º 22335/2008, de 28 de agosto, alterado pelo Despacho n.º 9568/2017, de 30 de outubro
Estado de acreditação pela A3ES
Acreditado
Data da publicação
07/05/2014
Grau ou Diploma conferido | Duração | ECTS
Licenciado | 6 Semestres | 180 ECTS
Direção do Curso
Professor Doutor António Augusto Costa
Secretariado
Adelaide Pereira / Cidalina Soares
Condições de Ingresso
Podem candidatar-se a este ciclo de estudos os que apresentem candidatura através do concurso institucional de acesso e tenham aprovação a uma das seguintes provas de ingresso:
04 Economia
16 Matemática
18 Português
Os candidatos podem ainda ingressar através dos regimes de mudança de par instituição/curso ou através de um Concurso Especial, de acordo com as normas legais em vigor (titulares de curso superior, titulares de Curso de Especialização Tecnológica, titulares de Curso Técnico Superior Profissional ou Maiores de 23 anos).
Podem ainda ingressar os candidatos que reúnam as condições previstas no Estatuto do Estudante Internacional.
Requisitos de Graduação
Ter concluído um total de 180 ECTS
Objetivos
O plano de estudos apresentado, conducente ao grau de licenciado (1º ciclo) em Gestão de Empresas pela Universidade Lusófona, integrado com o mestrado em Gestão de Empresas (2º ciclo), foi pensado e estruturado, por forma a cumprir plenamente com os objetivos estabelecidos, no quadro do Processo de Bolonha, no que diz respeito à aquisição de conhecimentos, de competências e de saberes estabelecidos para este grau académico.
Assim, o plano de estudos apresentado é capaz de ministrar aos alunos conhecimentos e capacidade de compreensão na sua área de formatura, desenvolvendo essa formação a partir dos conhecimentos que adquirem no ensino secundário mas, aprofundando-os com conteúdos, fontes de informação e metodologias de ensino de nível avançado, capacitando-os tanto para desenvolverem trabalho profissional competente na respetiva área vocacional, sistematizando e resolvendo problemas, como também para transitarem com sucesso para níveis de estudos mais avançados, como sejam os 2º e 3º ciclos.
Destinatários
- Titulares de um curso de ensino secundário (12º ano) ou de habilitação legalmente equivalente e respectiva prova de acesso
- Candidatos aprovados nas provas para Maiores de 23 anos.
Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir
O plano de estudos do curso de licenciatura em Gestão de Empresas da Universidade Lusófona elege igualmente como finalidades essenciais o desenvolvimento das seguintes capacidades e competências por parte dos nossos alunos:
- autonomia na aquisição de conhecimentos e de competências;
- capacidade de análise crítica fundamentada;
- autonomia de pensamento alicerçada em elementos científica, ética e socialmente fundados;
- recolha, seleção, interpretação e utilização de informação;
- capacidade para formular e resolver problemas de maneira técnica e cientificamente estruturada;
- capacidade para apresentar e comunicar informações, ideias, problemas e soluções aos públicos a que se dirigem tanto no plano da oralidade, como da escrita e do uso dos equipamentos tecnológicos de ponta, e sempre de forma calibrada tendo em conta a diversidade de formação e de interesses dos públicos a quem se dirigem;
- permanente curiosidade intelectual.
Equipamentos e Instalações
A Instituição dispõe de múltiplos espaços adequados ao ensino e formação e particularmente aos cursos que ministra quer ao nível da formação teórica, bem como ao nível de formação prática e laboratorial.
O curso de gestão de Empresas dispõe de salas adequadas, nomeadamente de salas de informática necessárias à leccionação de determinadas unidades curriculares mais instrumentais, bem como do software licenciado necessário.
Adicionalmente a instituição dispõe de Rede WiFi gratuita (eduroam) cobrindo todas as suas instalações; Datacenters com servidores físicos e virtuais, com ambientes de exploração em vários sistemas operativos; Laboratório com servidores, switches, routers, cablagem estruturada, componentes integrados (Raspberry Pi, Parallella, Jetson), bastidores e ferramentas diversas;
Hardware complementar de apoio, tal como, projetores multimédia, quadros interativos, meios computacionais, portais académicos e de conteúdos.
Estudos Futuros
O grau de licenciado em Gestão de Empresas pela Universidade Lusófona permite a candidatura a estudos pós-graduados, nomeadamente aos Mestrados em Gestão ou Enonomia da Universidade Lusófona e a programas de doutoramento.
Saídas Profissionais
As saídas profissionais dos Licenciados no curso de Licenciatura em Gestão de Empresas da Universidade Lusófona são as seguintes:
Gestores de Empresas em diversas áreas de atividade, nomeadamente:
Banca e Seguros; Consultoria em Instituições Económicas e Financeiras Internacionais; Empresas privadas na indústria e nos serviços; Empresas Públicas; Ensino e pesquisa
Investigação
O Centro de Investigação de Economia e das Organizações (CEO), unidade de investigação integrada no Departamento de Economia e Gestão da U.L.H.T.. Este Centro de investigação, pretende promover o desenvolvimento científico com particular incidência nos países de língua oficial portuguesa.
A Revista R-LEGO (Revista Lusófona de Economia e Gestão das Organizações ¿ ISSN 2183-5845), ligada ao CEO, tem a finalidade de:
* Incentivar e envolver cada vez mais os docentes em atividades científicas;
* Supervisionar as dissertações dos alunos do segundo ciclo, cuja pesquisa deve estar enquadrada nas suas linhas de investigação;
* Promover e dinamizar a produção de conhecimento científico no quadro das linhas e grupos de investigação já existentes e/ou a criar, através da promoção e implementação de projetos de investigação específicos.
Observações
Os períodos e oportunidades de estágio existentes são complementados com a oportunidade de os alunos assistirem a conferências sobre temas das ciências económicas atuais, bem como a seminários científicos organizados dentro do ciclo de estudos, tendo em vista complementar a sua formação.
O plano de estudos integra disciplinas de opção em ordem à diversificação das oportunidades de formação dos estudantes e ao alargamento das suas bases de competências. Igualmente, são oferecidas unidades extra-curriculares de base, desenhadas para suprir lacunas dos alunos em áreas de formação inicial (ex. Matemática) ou facilitar a aquisição de competências transversais (ex. Inglês).
O desenvolvimento de uma política ativa de integração profissional dos seus alunos, constitui um dos objetivos do presente ciclo de estudos. Assim, para além dos diferentes protocolos de colaboração tendentes à integração dos nossos alunos em períodos de estágio e formação em serviço, em diferentes entidades públicas e privadas que atuam no setor em Portugal. O presente ciclo de estudos desenvolve acordos pontuais com outras instituições por forma a assegurar a efetiva integração de todos os seus alunos ou diplomados.
Áreas Científicas
Economia