filmeu

Disciplina Gestão de Negócios Internacionais

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC é relevante no ciclo de estudos porque permite interiorizar a importância dos negócios internacionais; adquirir uma visão da relevância das questões sociais e culturais globais e aplicar os
    instrumentos de gestão de operações internacionais.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    P1. Introdução à gestão internacional de negócios

    P2. A globalização dos mercados e a internacionalização da empresa

    P3. Cultura, ética, responsabilidade social corporativa e sustentabilidade

    P4. Sistemas políticos e legais, intervenção governamental e integração económica regional

    P5. O ambiente monetário e financeiro internacional

    P6. Teorias de internacionalização

    P7. Estratégia de negócios internacionais

    P8. Avaliação de oportunidades de internacionalização

    P9. Abordagens de entrada em mercados internacionais

  • Objetivos

    Objetivos

    O aluno, no final da unidade curricular, deve ser capaz de:

    OA1: Compreender os negócios internacionais e principais participantes.

    OA2: Compreender a globalização do mercado.

    OA3: Compreender a cultura, a ética, a responsabilidade social corporativa, sustentabilidade e sua importância nos negócios internacionais.

    OA4: Compreender os ambientes político e legal, a natureza da intervenção dos governos, a integração regional e blocos económicos.

    OA5: Compreender a moeda, taxas de câmbio e seus efeitos.

    OA6: Compreender as teorias sobre o comércio entre nações, a internacionalização das empresas e suas estratégias para obter e sustentar a vantagem competitiva.

    OA7: Descrever estratégia empresarial em negócios internacionais.

    OA8: Compreender o processo de avaliação formal de oportunidades no mercado global.

    OA9: Compreender as estratégias de entrada: exportação, investimento direto estrangeiro, ventures colaborativas e modalidades contratuais como licensing e franchising.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias de ensino (ME) aplicadas são as seguintes:

    ME1 - Expositivas: apresentação dos conceitos e técnicas relacionados com os conteúdos programáticos

    ME2 - Participativas: análise e resolução de casos, simulação de gestão

    ME3 - Autoestudo: trabalho autónomo do aluno

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Cavusgil, S., Knight, G., & Riesenberger, J. (2020). International Business: The New Realities, 5th Ed. Pearson.
    Costa, T., & Carvalho, L. (2016). Gestão Internacional- contextos e tendências, 1.ª edição. Sílabo.
    Deresky, H. (2017) International Management: Managing Across Borders and Cultures, Text and Cases, 9th Ed. Pearson.

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios