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Apresentação
Apresentação
Marketing estratégico como unidade curricular objetiva lidar com a compreensão do processo de desenvolvimento e implementação de uma estratégia de marketing e de como esse processo pode ser gerido por uma organização de forma a que possa manter um desempenho superior no mercado.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT72-1945
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1.Planeamento estratégico de marketing
- Conceito de estratégia
- Níveis de estratégia
- Estratégias corporativas e estratégias competitivas
2.Análise estratégica
- Análise do Macroambiente
- Análise do Microambiente
- Análise do ambiente interno
3.Formulação estratégica
- Análise do mercado (B2B e B2C)
- Definição e elaboração de objetivos
- Segmentação de mercados e posicionamento
4.Plano de marketing estratégico
- Definição e estrutura
- Missão e Visão
- Estratégias de marketing mix
- Plano de manobra, ações e contingência
5.Implementação e controlo da estratégia de marketing
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6.Avaliação da estratégia de marketing
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Objetivos
Objetivos
No fim da unidade curricular o aluno deve ser capaz de:
- Compreender os conceitos relacionados com a estratégia empresarial;
- Reconhecer e enquadrar o marketing estratégico na estratégia e política da organização;
- Definir o negócio de atuação, a visão, a missão, os objetivos e as estratégias organizacionais;
- Identificar e aplicar as diferentes fases do processo de análise, formulação e implementação estratégica;
- Descrever e aplicar o processo de marketing estratégico e as suas principais fases;
- Construir, estruturar e implementar planos de marketing;
- Enquadrar o quadro conceptual da tomada de decisão em Marketing.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Recurso a exemplos e trabalhos em contexto real. Estudos de caso. Profissionais que se destacam na área do marketing são convidados para dar uma Aula Aberta.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Baynast, A.; Lendrevie, J.; Lévy, J.; Dionísio, P.; & Rodrigues, V. (2021). Mercator 25 anos - o marketing na era digital. (18ª ed). Lisboa. Dom Quixote.
Freire, A. (2020). Estratégia Criação de Valor Sustentável em Negócios Tradicionais e Digitais. Lisboa. Bertrand.
HBR, Harvard Business Review. (2018). Marketing estratégico. Coleção HBR 10 artigos essenciais. Actual Editora.
Kotler,P., Keller,K. (2015). Marketing Management:Analysis, Planning, and Control. Prentice-Hall.
Moraes-Sarmento, E.; Abranja, N.; Carvalho, R. Vitorino (2022). Plano de marketing e marketing digital na hotelaria e turismo . Lisboa. Lidel.
Oliveira, D. M. de (2021). Marketing estratégico. Curitiba: InterSaberes.
Zenone, L. C. (2020). Fundamentos do Marketing Estratégico. Grupo Almedina.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não