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Disciplina Marketing Estratégico

  • Apresentação

    Apresentação

    Marketing estratégico como unidade curricular objetiva lidar com a compreensão do processo de desenvolvimento e implementação de uma estratégia de marketing e de como esse processo pode ser gerido por uma organização de forma a que possa manter um desempenho superior no mercado.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.Planeamento estratégico de marketing

    - Conceito de estratégia

    - Níveis de estratégia

    -  Estratégias corporativas e estratégias competitivas

     

    2.Análise estratégica

    - Análise do Macroambiente 

    -  Análise do Microambiente 

    -  Análise do ambiente interno

     

    3.Formulação estratégica

    - Análise do mercado (B2B e B2C)

    - Definição e elaboração de objetivos

    - Segmentação de mercados e posicionamento

     

    4.Plano de marketing estratégico

    - Definição e estrutura

    -  Missão e Visão

    -  Estratégias de marketing mix

    - Plano de manobra, ações e contingência

    5.Implementação e controlo da estratégia de marketing

      1. 6.Avaliação da estratégia de marketing

  • Objetivos

    Objetivos

    No fim da unidade curricular o aluno deve ser capaz de:

    - Compreender os conceitos relacionados com a estratégia empresarial;

    - Reconhecer e enquadrar o marketing estratégico na estratégia e política da organização;

    - Definir o negócio de atuação, a visão, a missão, os objetivos e as estratégias organizacionais;

    - Identificar e aplicar as diferentes fases do processo de análise, formulação e implementação estratégica;

    - Descrever e aplicar o processo de marketing estratégico e as suas principais fases;

    - Construir, estruturar e implementar planos de marketing;

    - Enquadrar o quadro conceptual da tomada de decisão em Marketing.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Recurso a exemplos e trabalhos em contexto real. Estudos de caso. Profissionais que se destacam na área do marketing são convidados para dar uma Aula  Aberta. 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Baynast, A.; Lendrevie, J.; Lévy, J.; Dionísio, P.; & Rodrigues, V. (2021). Mercator 25 anos - o marketing na era digital. (18ª ed). Lisboa. Dom Quixote. 

    Freire, A. (2020). Estratégia   Criação de Valor Sustentável em Negócios Tradicionais e Digitais. Lisboa. Bertrand.

    HBR, Harvard Business Review. (2018). Marketing estratégico. Coleção HBR 10 artigos essenciais. Actual Editora.

    Kotler,P., Keller,K. (2015). Marketing Management:Analysis, Planning, and Control. Prentice-Hall.

    Moraes-Sarmento, E.; Abranja, N.; Carvalho, R. Vitorino (2022). Plano de marketing e marketing digital na hotelaria e turismo . Lisboa. Lidel.  

    Oliveira, D. M. de (2021). Marketing estratégico. Curitiba: InterSaberes.

    Zenone, L. C. (2020). Fundamentos do Marketing Estratégico. Grupo Almedina.

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