filmeu

Disciplina Marketing Estratégico

  • Apresentação

    Apresentação

    Marketing estratégico como unidade curricular objetiva lidar com a compreensão do processo de desenvolvimento e implementação de uma estratégia de marketing e de como esse processo pode ser gerido por uma organização de forma a que possa manter um desempenho superior no mercado.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.Planeamento estratégico de marketing

    - Conceito de estratégia

    - Níveis de estratégia

    -  Estratégias corporativas e estratégias competitivas

     

    2.Análise estratégica

    - Análise do Macroambiente 

    -  Análise do Microambiente 

    -  Análise do ambiente interno

     

    3.Formulação estratégica

    - Análise do mercado (B2B e B2C)

    - Definição e elaboração de objetivos

    - Segmentação de mercados e posicionamento

     

    4.Plano de marketing estratégico

    - Definição e estrutura

    -  Missão e Visão

    -  Estratégias de marketing mix

    - Plano de manobra, ações e contingência

    5.Implementação e controlo da estratégia de marketing

      1. 6.Avaliação da estratégia de marketing

  • Objetivos

    Objetivos

    No fim da unidade curricular o aluno deve ser capaz de:

    - Compreender os conceitos relacionados com a estratégia empresarial;

    - Reconhecer e enquadrar o marketing estratégico na estratégia e política da organização;

    - Definir o negócio de atuação, a visão, a missão, os objetivos e as estratégias organizacionais;

    - Identificar e aplicar as diferentes fases do processo de análise, formulação e implementação estratégica;

    - Descrever e aplicar o processo de marketing estratégico e as suas principais fases;

    - Construir, estruturar e implementar planos de marketing;

    - Enquadrar o quadro conceptual da tomada de decisão em Marketing.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Recurso a exemplos e trabalhos em contexto real. Estudos de caso. Profissionais que se destacam na área do marketing são convidados para dar uma Aula  Aberta. 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Baynast, A.; Lendrevie, J.; Lévy, J.; Dionísio, P.; & Rodrigues, V. (2021). Mercator 25 anos - o marketing na era digital. (18ª ed). Lisboa. Dom Quixote. 

    Freire, A. (2020). Estratégia   Criação de Valor Sustentável em Negócios Tradicionais e Digitais. Lisboa. Bertrand.

    HBR, Harvard Business Review. (2018). Marketing estratégico. Coleção HBR 10 artigos essenciais. Actual Editora.

    Kotler,P., Keller,K. (2015). Marketing Management:Analysis, Planning, and Control. Prentice-Hall.

    Moraes-Sarmento, E.; Abranja, N.; Carvalho, R. Vitorino (2022). Plano de marketing e marketing digital na hotelaria e turismo . Lisboa. Lidel.  

    Oliveira, D. M. de (2021). Marketing estratégico. Curitiba: InterSaberes.

    Zenone, L. C. (2020). Fundamentos do Marketing Estratégico. Grupo Almedina.

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios