filmeu

Disciplina Gestão de Recursos Humanos

  • Apresentação

    Apresentação

    Pretende-se, com esta unidade curricular, fornecer aos estudantes as dimensões administrativa e estratégica da Gestão de Recursos Humanos. Tentar-se-á desenvolver competências meta-reflexivas e técnicas de gestão de pessoal na prossecução de um desempenho eficaz ao nível dos recursos humanos da organização. Procura-se apresentar e analisar com os estudantes as principais componentes das tarefas de Gestão de Recursos Humanos, evidenciando os efeitos sistémicos que esta área pode ter na orientação eficiente das organizações em geral.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. A Gestão dos Recursos Humanos: enquadramento histórico-conceptual

    1.1. Da Gestão de Pessoal à Gestão de Pessoas (Hard e Soft Skills): síntese integradora entre orientação para os resultados e para as pessoas

    2. Gestão de Recursos Humanos e a perspetiva económica: mercados (de Emprego e de GRH) e planeamento (antecâmara para a compreensão do Processo de Recrutamento e Selecção)

    3. Gestão de Recursos Humanos e contrato psicológico

    4. Gestão de recursos Humanos, justiça organizacional e poder

    5. Análise de funções transversais dos Recursos Humanos

    5.1. Avaliação do desempenho (vertente técnica e emocional): Conceito, fases, técnicas, intervenientes e problemas

    5.2. Gestão de Competências e Gestão de Carreiras:duas faces da mesma moeda? Conceito, fases, técnicas, intervenientes e problemas

    5.3. Sistemas salariais e seu impacto nos colaboradores e no funcionamento das organizações.

    5.6. A Fomação/ desenvolvimento e a sustentabilidade das Organizações.

     

     

  • Objetivos

    Objetivos

    Retratar a origem histórica da função de RH e enquadrá-la no âmbito organizacional. Definir a GRH e destacar os seus principais objetivos/desafios.

    Descrever as várias atividades/funções/responsabilidades que podem estar relacionadas com a função de RH.

    Analisar, de forma sistémica, as implicações do(in)cumprimento do Contrato Psicológico para a GRH, por forma a planear melhor os activos em função da leitura dos mercados.

    Compreender a influência dos vários tipos de justiça e as diferentes fontes de poder na GRH.

    Compreender e descrever as principais etapas de um plano de avaliação de funções no âmbito dos RH.

    Planear a justificar as principais fases da avaliação de desempenho. Distinguir entre seleção e recrutamento e identificar as principais etapas de ambos os processos.

    Aprofundar os conceitos de Gestão de Competências e Gestão de Carreiras.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologia dos modelos mentais- desenvolve e refina as competências de tomada de decisão e resolução de problemas.

    Metodo interrogativo- refina as competências de criatividade, diálogo e relexão. Metodo de realidade virtual- desenvolve a confiança e as competências em situação de simulação. Aprendizagem baseada na experiência, metodologia da dinâmica de grupo.

     

     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Câmara, P. (2020). Gestão de pessoas em contexto internacional. Lisboa: Leya.

    Melo, P. & Machado, C. (Eds.) (2020). O livro de ouro para a gestão de recursos humanos nas PMES. Lisboa: RH Editora.

    Melo, P. & Machado, C. (Eds.) (2020). Business Intelligence and Analytics in Small and Medium Enterprises, USA: T&F / CRC Press.

    Rodrigues, A. C., Couto, A., Lousã, E. P., & Silva, M. (2019). Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos-Práticas num contexto em transformação. Vida Economica Editorial.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios