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Apresentação
Apresentação
Pretende-se, com esta unidade curricular, fornecer aos estudantes as dimensões administrativa e estratégica da Gestão de Recursos Humanos. Tentar-se-á desenvolver competências meta-reflexivas e técnicas de gestão de pessoal na prossecução de um desempenho eficaz ao nível dos recursos humanos da organização. Procura-se apresentar e analisar com os estudantes as principais componentes das tarefas de Gestão de Recursos Humanos, evidenciando os efeitos sistémicos que esta área pode ter na orientação eficiente das organizações em geral.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT72-523
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. A Gestão dos Recursos Humanos: enquadramento histórico-conceptual
1.1. Da Gestão de Pessoal à Gestão de Pessoas (Hard e Soft Skills): síntese integradora entre orientação para os resultados e para as pessoas
2. Gestão de Recursos Humanos e a perspetiva económica: mercados (de Emprego e de GRH) e planeamento (antecâmara para a compreensão do Processo de Recrutamento e Selecção)
3. Gestão de Recursos Humanos e contrato psicológico
4. Gestão de recursos Humanos, justiça organizacional e poder
5. Análise de funções transversais dos Recursos Humanos
5.1. Avaliação do desempenho (vertente técnica e emocional): Conceito, fases, técnicas, intervenientes e problemas
5.2. Gestão de Competências e Gestão de Carreiras:duas faces da mesma moeda? Conceito, fases, técnicas, intervenientes e problemas
5.3. Sistemas salariais e seu impacto nos colaboradores e no funcionamento das organizações.
5.6. A Fomação/ desenvolvimento e a sustentabilidade das Organizações.
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Objetivos
Objetivos
Retratar a origem histórica da função de RH e enquadrá-la no âmbito organizacional. Definir a GRH e destacar os seus principais objetivos/desafios.
Descrever as várias atividades/funções/responsabilidades que podem estar relacionadas com a função de RH.
Analisar, de forma sistémica, as implicações do(in)cumprimento do Contrato Psicológico para a GRH, por forma a planear melhor os activos em função da leitura dos mercados.
Compreender a influência dos vários tipos de justiça e as diferentes fontes de poder na GRH.
Compreender e descrever as principais etapas de um plano de avaliação de funções no âmbito dos RH.
Planear a justificar as principais fases da avaliação de desempenho. Distinguir entre seleção e recrutamento e identificar as principais etapas de ambos os processos.
Aprofundar os conceitos de Gestão de Competências e Gestão de Carreiras.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologia dos modelos mentais- desenvolve e refina as competências de tomada de decisão e resolução de problemas.
Metodo interrogativo- refina as competências de criatividade, diálogo e relexão. Metodo de realidade virtual- desenvolve a confiança e as competências em situação de simulação. Aprendizagem baseada na experiência, metodologia da dinâmica de grupo.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Câmara, P. (2020). Gestão de pessoas em contexto internacional. Lisboa: Leya.
Melo, P. & Machado, C. (Eds.) (2020). O livro de ouro para a gestão de recursos humanos nas PMES. Lisboa: RH Editora.
Melo, P. & Machado, C. (Eds.) (2020). Business Intelligence and Analytics in Small and Medium Enterprises, USA: T&F / CRC Press.
Rodrigues, A. C., Couto, A., Lousã, E. P., & Silva, M. (2019). Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos-Práticas num contexto em transformação. Vida Economica Editorial.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não