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Disciplina Marketing Operacional

  • Apresentação

    Apresentação

    A disciplina de marketing Operacional tem grande pertinência na licenciatura em Gestão de Empresas, em virtude de ser uma área de conhecimento fundamental para o futuro gestor. Saber compreender o consumidor, ganhar competências na definição do produto ou serviço,  preço,  locais onde comercializar  e como o comunicar, são aspetos essenciais para o sucesso de um negócio em qualquer setor.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1 - Introdução ao Marketing Operacional

    1.1 - Conceito de marketing

    1.2 - O marketing estratégico e o marketing operacional

    1.3 - Os componentes do marketing mix

    2 - Política de Produto (bem, serviço ou ideia)

    2.1 - Características intrinsecas do produto

    2.2 - Os serviços associados ao produto

    2.3 - Inovação e Desenvolvimento de novos produtos.

    3 - Política de Preço

    3.1 - Factores influenciadores na colocação do preço

    3.2 - Estratégias de preço

    3.3 - Critérios de fixação do preço

    4 - Política de Distribuição

    4.1 - Caracterização dos Canais de Distribuição

    4.2 - Desenho e Desenvolvimento dos Canais de Distribuição

    4.3 - Gestão dos canais e Merchandising

    5 -  Política de Comunicação

    5-1 - O mix da comunicação: Publicidade, Promoções, Relações Públicas, Força de Vendas, Marketing Directo, patrocínio e mecenato.

    5-2 - A estratégia integrada de comunicação

    5.3 - Influência do marketing digital na política de comunicação

     

  • Objetivos

    Objetivos

    Fornecer as ferramentas necessárias ao desenvolvimento do pensamento analítico, estimulando o pensamento criativo para a aplicação do Marketing Operacional.

    Aplicar os conhecimentos e técnicas ministradas, com a realização de estudos de caso em contexto real, de forma a estimular a compreensão do papel do marketing no contexto da empresa e da sociedade. Perceber como se implementam, desenvolvem e gerem os componetes do marketing mix.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Serão lecionadas sessões teórico-práticas. Os alunos desenvolverão estudos de casos em aula com posterior apresentação. Há ainda a previsão de elaboração de um trabalho final para aprofundar conhecimentos específicos em um caso real à escolha dos estudantes.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Baynast, A.; Lendrevie, J.; Lévy, J.; Dionísio, P.; & Rodrigues, V. (2021). Mercator 25 anos - o marketing na era digital. (18ª ed). Lisboa. Dom Quixote.

    • Kotler, P.,  Kartajaya, H., Setiawan, I., (2021).  Marketing 5.0 : tecnologia para a humanidade. Lisboa. Actual

    • Kotler, P. Armstrong, G. (2013). Principles of Marketing, 15th Edition, Pearson Education International.

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