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Disciplina Estatística I

  • Apresentação

    Apresentação

    Pretende-se familiarizar os alunos com os conceitos básicos do pensamento, da linguagem e das técnicas estatísticas. Os alunos devem ser capazes de reconhecer a utilidade e ampla aplicação destas metodologias a vários contextos, em particular nas suas áreas de estudo. 
    Pretende-se que os alunos desenvolvam capacidades de análise de dados, bem como adquiram conhecimentos fundamentais da teoria das probabilidades e variáveis aleatórias.
    Pretende-se que os alunos desenvolvam a sua capacidade de raciocínio, ajudando-os na abordagem e resolução de problemas reais na sua área de estudo ou em contextos alternativos.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Análise Exploratória de Dados

    • Introdução (amostra, população).
    • Análise unidimensional
      • Tipos de dados
      • Distribuição de frequências e sua representação gráfica
      • Medidas de localização (média, moda, mediana, quantis)
      • Medidas de dispersão (amplitude amostral, dispersão interquartil, variância, desvio-padrão, coeficiente de variação)
    • Análise bidimensional
      • Diagrama de dispersão
      • Coeficiente de correlação linear
      • Regressão linear simples

    Probabilidade

    • Álgebra de acontecimentos
    • Conceitos de probabilidade
    • Axiomática de Kolmogorov e suas consequências.
    • Probabilidade condicionada.
    • Acontecimentos independentes.
    • Teorema da probabilidade total e teorema de Bayes.

    Variáveis aleatórias

    • Variáveis aleatórias unidimensionais.
    • Funções de uma variável aleatória.
    • Parâmetros (de localização e dispersão).
  • Objetivos

    Objetivos

    • Compreender os conceitos de Estatística Descritiva e Estatística Indutiva, identificá-los e aplicá-los em casos práticos.
    • Ter conhecimento de como se obtêm, classificam e analisam amostras e como se faz o respectivo tratamento estatístico.
    • Interiorizar os conceitos de álgebra dos acontecimentos.
    • Conhecer os vários conceitos de probabilidade e aprender a determinar a probabilidade de acontecimentos.
    • Identificar adequadamente os tipos de variáveis aleatórias e estudá-las de acordo com o respectivo tipo.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Murteira, B., Ribeiro, C.S., Silva, J.A., Pimenta, F. e Pimenta, C.. Introdução à Estatística. Escolar Editora, 2015.
    • Newbold, P., Carlson, W.L., Thorne, B.M.. Statistics for Business and Economics. Prentice-Hall, 8ª Edição, 2012. (ISBN: 978-0132745659)
    • Proença, I.M.. Estatística. Euedito, 2010. (ISBN: 9789892021362)

     

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