filmeu

Disciplina Empreendedorismo

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC justifica-se amplamente pela importância do tema em termos económicos, sociais e ambientais.
    Com efeito, cada vez é mais relevante incentivar a criação de novos negócios e, isto atendendo à
    dificuldade, cada vez maior em conseguir obter um emprego. A área da gestão deve não apenas ensinar
    a gerir empresas mas também a criá-lasc. A UC expõe um conjunto de elementos e propõe a elaboração
    de um plano de negócios que serão peças essenciais para a criação de novos negócios.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1 Empreendedorismo

    Conceitos;

    Uma perspetiva global sobre o empreendedorismo;

    Intraempreendedorismo e empreendedorismo social;

     O perfil do empreendedor;

    A cultura empreendedora e a sua promoção;

    Métricas de empreendedorismo.

    2 O processo empreendedor

    Identificação de oportunidades de negócio;Geração de ideias.

    Avaliação das oportunidades de  negócio;

    Recursos para o desenvolvimento do negócio; O modelo de negócio.

     3- O plano de negócios

    Importância, objetivos e componentes.

    4- Elaboração do plano de negócios

    5- Obtenção e fontes de financiamento.

  • Objetivos

    Objetivos

     Aquisição das bases teóricas que permitem a compreensão do objecto de estudo do Empreendedorismo e da Inovação, e das diferentes abordagens conceptuais relacionadas com estes temas na actualidade e no futuro.

    Sensibilização dos alunos para a relevância do empreendedorismo e da criação de empresas.

    Aquisição de conceitos necessários ao desenvolvimento do processo empreendedor: da ideia à criação do negócio,sua implementação e crescimento.

     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Análise expositiva de conceitos. Discussão de casos concretos de empreendedorismo. Incentivar o espírito crítico e o espírito empreendedor.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Osterwalder, A., & Pigneur, Y. (2011). Criar Modelos de Negócio, 2ª edição, D. Quixote.

    Farah, O. E., Cavalcanti, M., & Marcondes, L. P. (2020). Empreendedorismo estratégico: criação e gestão de pequenas empresas. Cengage Learning.

    Dornelas, J. (2021). Empreendedorismo transformando ideias em negócios. 8 ed., São Paulo: Empreende Editora.

    Alves, A., & Baravelli, V. (2021). Empreendedorismo e modelos de negócios. São Paulo: Editora SENAC.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios