-
Apresentação
Apresentação
Esta UC justifica-se amplamente pela importância do tema em termos económicos, sociais e ambientais.
Com efeito, cada vez é mais relevante incentivar a criação de novos negócios e, isto atendendo à
dificuldade, cada vez maior em conseguir obter um emprego. A área da gestão deve não apenas ensinar
a gerir empresas mas também a criá-lasc. A UC expõe um conjunto de elementos e propõe a elaboração
de um plano de negócios que serão peças essenciais para a criação de novos negócios.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT72-9047
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1 Empreendedorismo
Conceitos;
Uma perspetiva global sobre o empreendedorismo;
Intraempreendedorismo e empreendedorismo social;
O perfil do empreendedor;
A cultura empreendedora e a sua promoção;
Métricas de empreendedorismo.
2 O processo empreendedor
Identificação de oportunidades de negócio;Geração de ideias.
Avaliação das oportunidades de negócio;
Recursos para o desenvolvimento do negócio; O modelo de negócio.
3- O plano de negócios
Importância, objetivos e componentes.
4- Elaboração do plano de negócios
5- Obtenção e fontes de financiamento.
-
Objetivos
Objetivos
Aquisição das bases teóricas que permitem a compreensão do objecto de estudo do Empreendedorismo e da Inovação, e das diferentes abordagens conceptuais relacionadas com estes temas na actualidade e no futuro.
Sensibilização dos alunos para a relevância do empreendedorismo e da criação de empresas.
Aquisição de conceitos necessários ao desenvolvimento do processo empreendedor: da ideia à criação do negócio,sua implementação e crescimento.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Análise expositiva de conceitos. Discussão de casos concretos de empreendedorismo. Incentivar o espírito crítico e o espírito empreendedor.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Osterwalder, A., & Pigneur, Y. (2011). Criar Modelos de Negócio, 2ª edição, D. Quixote.
Farah, O. E., Cavalcanti, M., & Marcondes, L. P. (2020). Empreendedorismo estratégico: criação e gestão de pequenas empresas. Cengage Learning.
Dornelas, J. (2021). Empreendedorismo transformando ideias em negócios. 8 ed., São Paulo: Empreende Editora.
Alves, A., & Baravelli, V. (2021). Empreendedorismo e modelos de negócios. São Paulo: Editora SENAC.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não