-
Apresentação
Apresentação
A disciplina de estratégias de internacionalização e inovação tem como objetivo fornecer aos alunos uma
perspetiva global sobre .o impacto da Estratégia na competitividade (das empresas, das nações e das
cidades). Os principais domínios de intervenção são a economia global, a cultura, a inovação, a
competitividade, a corporate governance,. a internacionalização e a comunicação no contexto da
estratégia empresarial. Todos estes dominios enquadrados numa perspectiva digital da economia.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT72-11565
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Economia 4.0 e 5.0: Economia Digital;. Internet das coisas ( Internet of things); Revolucões Industriais
2.O Mundo, a Economia e a Sociedade: A mundialização da economia
3.Corporate Governance. Environmental, Social and Corporate Governance (ESG)
4.A Gestão: O gestor, a empresa e a globalização. A essência da estratégia é a escolha.
5. A sócio-cultura: Envolvente Cultural; Estruturas Organizacionais das Empresas; Especialização e
concorrência; Redes de trocas.
6.O papel da inovacão; Ciência, Tecnologia e Inovação. Novos Sistemas Tecnológicos; Invencão -
Risco- Empreendedor. O financiamento da inovação
7.Ciclos Económicos: As 3 vagas de Tofler; A força do mercado & inovação.
8.Competitividade: Competitividade no séc. XXI, Base tecnológica de uma empresa.
9.Internacionalização; Meios/canais de transferência de tecnologia, Evolucão da estratégia de
internacionalizacão.
10.Alianças: Aquisicões, fusões e parcerias estratégicas, Investimentos internacionais estratégias
empresariais
11. Comunicação
-
Objetivos
Objetivos
Introduzir os conceitos fundamentais das relações entre Sociedade-Tecnologia-Ciência, como suporte
da Inovação. A Inovação como fator de ganho de competitividade. A Internacionalização da economia
portuguesa. Estudar os principais modelos de Estratégia no apoio à gestão das empresas; Desenvolver
a noção de Alianças, Fusões e Parcerias Estratégicas como resposta às necessidade de competências,
de escala e de notoriedade. Analisar as diferentes formas de internacionalização das empresas.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Método expositivo para apresentação dos conteúdos teóricos intercalados com exemplos de aplicação
na prática empresarial das matérias ministradas. Dois testes de avaliacão cada um com um peso de
50% na avaliacão final.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Carvalho, Rui Moreira - Deveres da Corporate Governance. Lisboa: Lidel, 2022.
Carvalho, Rui Moreira - Dilema das alianças: defesa do humanismo na era da inteligência artificial.
Lisboa: Lidel, 2019.
Carvalho, Rui Moreira - Compreender + África, fundamentos para competir no mundo. 2a edição. Lisboa:
Temas & Debates, 2010.
Carvalho, Rui Moreira - A Força das Coisas: Diário de um futuro lusófono. 2a edição. Lisboa: Lisboa:
Bnomics, 2014
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não