-
Apresentação
Apresentação
A disciplina de estratégias de internacionalização e inovação tem como objetivo fornecer aos alunos uma perspetiva global sobre .o impacto da Estratégia na competitividade (das empresas, das nações e das cidades). Os principais domínios de intervenção são a economia global, a cultura, a inovação, a competitividade, a corporate governance,. a internacionalização e a comunicação no contexto da estratégia empresarial. Todos estes dominios enquadrados numa perspectiva digital da economia.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT72-11565
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Economia 4.0 e 5.0: Economia Digital;. Internet das coisas ( Internet of things); Revolucões Industriais 2.O Mundo, a Economia e a Sociedade: A mundialização da economia 3.Corporate Governance. Environmental, Social and Corporate Governance (ESG) 4.A Gestão: O gestor, a empresa e a globalização. A essência da estratégia é a escolha. 5. A sócio-cultura: Envolvente Cultural; Estruturas Organizacionais das Empresas; Especialização e concorrência; Redes de trocas. 6.O papel da inovacão; Ciência, Tecnologia e Inovação. Novos Sistemas Tecnológicos; Invencão - Risco- Empreendedor. O financiamento da inovação 7.Ciclos Económicos: As 3 vagas de Tofler; A força do mercado & inovação. 8.Competitividade: Competitividade no séc. XXI, Base tecnológica de uma empresa. 9.Internacionalização; Meios/canais de transferência de tecnologia, Evolucão da estratégia de internacionalizacão. 10.Alianças: Aquisicões, fusões e parcerias estratégicas, Investimentos internacionais estratégias empresariais 11. Comunicação
-
Objetivos
Objetivos
Introduzir os conceitos fundamentais das relações entre Sociedade-Tecnologia-Ciência, como suporte da Inovação. A Inovação como fator de ganho de competitividade. A Internacionalização da economia portuguesa. Estudar os principais modelos de Estratégia no apoio à gestão das empresas; Desenvolver a noção de Alianças, Fusões e Parcerias Estratégicas como resposta às necessidade de competências, de escala e de notoriedade. Analisar as diferentes formas de internacionalização das empresas.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Método expositivo para apresentação dos conteúdos teóricos intercalados com exemplos de aplicação na prática empresarial das matérias ministradas. Dois testes de avaliacão cada um com um peso de 50% na avaliacão final.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Carvalho, Rui Moreira - Deveres da Corporate Governance. Lisboa: Lidel, 2022. Carvalho, Rui Moreira - Dilema das alianças: defesa do humanismo na era da inteligência artificial. Lisboa: Lidel, 2019. Carvalho, Rui Moreira - Compreender + África, fundamentos para competir no mundo. 2a edição. Lisboa: Temas & Debates, 2010. Carvalho, Rui Moreira - A Força das Coisas: Diário de um futuro lusófono. 2a edição. Lisboa: Lisboa: Bnomics, 2014
-
Avaliação
Avaliação
Toda a informação pedagógica e administrativa é colocada no moodle (no primeiro dia de aulas), existindo depois evidência da sua difusão. Os testes, a correção dos testes é feita, no máximo, até 15 dias da sua realização, sendo a sua apreciação feita na aula (o teste é entregue aos alunos e recolhido no final da discussão).
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




