filmeu

Disciplina Estratégias de Inovação e Internacionalização

  • Apresentação

    Apresentação

    A disciplina de estratégias de internacionalização e inovação tem como objetivo fornecer aos alunos uma
    perspetiva global sobre .o impacto da Estratégia na competitividade (das empresas, das nações e das
    cidades). Os principais domínios de intervenção são a economia global, a cultura, a inovação, a
    competitividade, a corporate governance,. a internacionalização e a comunicação no contexto da
    estratégia empresarial. Todos estes dominios enquadrados numa perspectiva digital da economia.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Economia 4.0 e 5.0: Economia Digital;. Internet das coisas ( Internet of things); Revolucões Industriais
    2.O Mundo, a Economia e a Sociedade: A mundialização da economia
    3.Corporate Governance. Environmental, Social and Corporate Governance (ESG)
    4.A Gestão: O gestor, a empresa e a globalização. A essência da estratégia é a escolha.
    5. A sócio-cultura: Envolvente Cultural; Estruturas Organizacionais das Empresas; Especialização e
    concorrência; Redes de trocas.
    6.O papel da inovacão; Ciência, Tecnologia e Inovação. Novos Sistemas Tecnológicos; Invencão -
    Risco- Empreendedor. O financiamento da inovação
    7.Ciclos Económicos: As 3 vagas de Tofler; A força do mercado & inovação.
    8.Competitividade: Competitividade no séc. XXI, Base tecnológica de uma empresa.
    9.Internacionalização; Meios/canais de transferência de tecnologia, Evolucão da estratégia de
    internacionalizacão.
    10.Alianças: Aquisicões, fusões e parcerias estratégicas, Investimentos internacionais estratégias
    empresariais
    11. Comunicação

  • Objetivos

    Objetivos

    Introduzir os conceitos fundamentais das relações entre Sociedade-Tecnologia-Ciência, como suporte
    da Inovação. A Inovação como fator de ganho de competitividade. A Internacionalização da economia
    portuguesa. Estudar os principais modelos de Estratégia no apoio à gestão das empresas; Desenvolver
    a noção de Alianças, Fusões e Parcerias Estratégicas como resposta às necessidade de competências,
    de escala e de notoriedade. Analisar as diferentes formas de internacionalização das empresas.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Método expositivo para apresentação dos conteúdos teóricos intercalados com exemplos de aplicação
    na prática empresarial das matérias ministradas. Dois testes de avaliacão cada um com um peso de
    50% na avaliacão final.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Carvalho, Rui Moreira - Deveres da Corporate Governance. Lisboa: Lidel, 2022.
    Carvalho, Rui Moreira - Dilema das alianças: defesa do humanismo na era da inteligência artificial.
    Lisboa: Lidel, 2019.
    Carvalho, Rui Moreira - Compreender + África, fundamentos para competir no mundo. 2a edição. Lisboa:
    Temas & Debates, 2010.
    Carvalho, Rui Moreira - A Força das Coisas: Diário de um futuro lusófono. 2a edição. Lisboa: Lisboa:
    Bnomics, 2014

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios