filmeu

Disciplina Estratégias de Inovação e Internacionalização

  • Apresentação

    Apresentação

    A disciplina de estratégias de internacionalização e inovação tem como objetivo fornecer aos alunos uma
    perspetiva global sobre .o impacto da Estratégia na competitividade (das empresas, das nações e das
    cidades). Os principais domínios de intervenção são a economia global, a cultura, a inovação, a
    competitividade, a corporate governance,. a internacionalização e a comunicação no contexto da
    estratégia empresarial. Todos estes dominios enquadrados numa perspectiva digital da economia.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Economia 4.0 e 5.0: Economia Digital;. Internet das coisas ( Internet of things); Revolucões Industriais
    2.O Mundo, a Economia e a Sociedade: A mundialização da economia
    3.Corporate Governance. Environmental, Social and Corporate Governance (ESG)
    4.A Gestão: O gestor, a empresa e a globalização. A essência da estratégia é a escolha.
    5. A sócio-cultura: Envolvente Cultural; Estruturas Organizacionais das Empresas; Especialização e
    concorrência; Redes de trocas.
    6.O papel da inovacão; Ciência, Tecnologia e Inovação. Novos Sistemas Tecnológicos; Invencão -
    Risco- Empreendedor. O financiamento da inovação
    7.Ciclos Económicos: As 3 vagas de Tofler; A força do mercado & inovação.
    8.Competitividade: Competitividade no séc. XXI, Base tecnológica de uma empresa.
    9.Internacionalização; Meios/canais de transferência de tecnologia, Evolucão da estratégia de
    internacionalizacão.
    10.Alianças: Aquisicões, fusões e parcerias estratégicas, Investimentos internacionais estratégias
    empresariais
    11. Comunicação

  • Objetivos

    Objetivos

    Introduzir os conceitos fundamentais das relações entre Sociedade-Tecnologia-Ciência, como suporte
    da Inovação. A Inovação como fator de ganho de competitividade. A Internacionalização da economia
    portuguesa. Estudar os principais modelos de Estratégia no apoio à gestão das empresas; Desenvolver
    a noção de Alianças, Fusões e Parcerias Estratégicas como resposta às necessidade de competências,
    de escala e de notoriedade. Analisar as diferentes formas de internacionalização das empresas.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Método expositivo para apresentação dos conteúdos teóricos intercalados com exemplos de aplicação
    na prática empresarial das matérias ministradas. Dois testes de avaliacão cada um com um peso de
    50% na avaliacão final.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Carvalho, Rui Moreira - Deveres da Corporate Governance. Lisboa: Lidel, 2022.
    Carvalho, Rui Moreira - Dilema das alianças: defesa do humanismo na era da inteligência artificial.
    Lisboa: Lidel, 2019.
    Carvalho, Rui Moreira - Compreender + África, fundamentos para competir no mundo. 2a edição. Lisboa:
    Temas & Debates, 2010.
    Carvalho, Rui Moreira - A Força das Coisas: Diário de um futuro lusófono. 2a edição. Lisboa: Lisboa:
    Bnomics, 2014

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios