filmeu

Disciplina Psicossociologia das Organizações

  • Apresentação

    Apresentação

    A psicossociologia é uma U:C. que prepara os alunos para melhor compreender o comportamento dos colaboradores e dos líderes na organização. Dá lhe uma perspectiva da evolução dos diversos tipos de gestão e das escolas associadas às mesmas. Dá a conhecer aos alunos as teorias da motivação e o efeito das mesmas na produtividade.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    A Psicossociologia das Organizações: o que é, como surgiu, principal domínio de acção e seu objectivo. 2. A Natureza do Comportamento Organizacional e contributos do seu estudo para a Gestão: globalização, problemas e desafios. 3. A Motivação e a Satisfação no Trabalho: impacto ao nível do desempenho e produtividade. 4. A liderança cooperativa (liderar com) versus liderança tradicional (liderar de). 5. Clima, Cultura Organizacional. Ética e Responsabilidade Social 6. O Stress e o Conflito nas organizações: perspectivas, tipos e técnicas de gestão. 7. A Mudança e a Inovação Organizacional: a actividade das organizações aprendentes.

  • Objetivos

    Objetivos

    Saber identificar e explicar os principais desafios que actualmente se colocam às empresas; - Conhecer as diversas abordagens explicativas do funcionamento das organizações enquanto sistemas de acção imperativamente coordenados; - Compreender os comportamentos dos indivíduos nas organizações e a forma de os gerir. - Entender como e quando se devem promover mudanças organizacionais controladas e como utilizar as técnicas mais adequadas de intervenção.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aulas teórico-práticas que incluem: pesquisa dos alunos de diversas temáticas, apresentação e discussão das mesmas, exposição de temáticas mais complexas, por parte do professor, acompanhadas de exemplos ilustrativos ocorridos em contexto organizacional. Análise e comentário crítico de temas cuja documentação é previamente fornecida. 1. Avaliação Contínua (A.C.) é direccionada para alunos que estejam presentes em 75% das aulas do semestre, salvo excepções previstas nos Regulamentos de Avaliação da ECEO e da ULHT); - participação nas aulas, e realização de exercícios nas mesmas = 10% da nota de A.C.; - 1 teste escrito (ponderação de 50% da nota final); - trabalho de grupo com defesa pública = 40% da nota da avaliação contínua. 2. Exames Finais: Exame escrito = 100% da nota.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Petit, F. (2020). Introdução à Psicossociologia das Organizações. Lisboa: edição: Instituto Piaget.

    Reis, F. L. (2020). Manual de Gestão das Organizações - Teoria e Prática, 2ª edição. Lisboa: Edições Sílabo.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios