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Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular procura desenvolver competências transversais na área da
negociação, motivação e liderança fundamentais para o exercício da atividade profissional na Gestão.
Com uma componente fortemente ativa, a UC propõe o desenvolvimento de várias atividades que requerem a utilização dos conhecimentos abordados de forma mais expositiva.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT72-4178
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1. Grupos e equipas nas organizaçõe
CP2. Comunicação
CP3. Conflito- Conceitos e elementos-chave
- Fases de desenvolvimento do conflito
- Técnicas e estratégias de gestão de conflito
CP4. Negociação
- Conceitos, elementos-chave
- Fases do processo de negociação
- Estilos de negociação
- Modelos de negociação
- Estratégias, técnicas e táticas
- Erros negociais
- Ética na negociação
CP5. Motivação no contexto laboral
- Motivação intrínseca vs extrínseca
- Teorias de Motivação
- Motivação e desempenho profissional
- Causas e consequências da desmotivação no trabalho
- Relação entre satisfação e motivação
CP6. Processos de Liderança
- Teorias de Liderança
- Liderança vs Gestão
- Liderança de equipas
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Objetivos
Objetivos
No final da Unidade Curricular os estudantes deverão ser capazes de:
OA1. Argumentar criticamente o papel dos grupos e das equipas nas organizações: Conceitos e fases
de desenvolvimento de grupos
OA2.Argumentar a importância da comunicação eficaz na gestão, em particular no que concerne
à negociação, motivação e liderança
OA3. Identificar e reconhecer princípios gerais da comunicação eficaz, incluindo o feedback construtivo
OA4. Definir conflito adequadamente, descrevendo as fases de desenvolvimento do conflito e
identificando as principais técnicas e estratégias de gestão de conflito
OA5. Definir Negociação, descrevendo o seu processo e elementos-chave
OA6. Identificar e reconhecer técnicas de Negociação e sua aplicabilidade
OA7. Identificar e reconhecer técnicas de Motivação e sua aplicabilidade
OA8. Identificar e reconhecer técnicas de Liderança e sua aplicabilidade
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia de ensino assenta numa lógica expositiva no que concerne às matérias concetuais sendo contudo, a componente prática mais desenvolvida bem como, incentivadas as atitudes de investigação e incorporação da experiência pessoal e grupal.
Nesse sentido, são apresentados pelos alunos em sala os estudos de caso e artigos cientificos sobre as várias temáticas dos conteúdos programáticos. Os alunos desenvolvem assim uma reflexão critica sobre os temas.
- Participação nas atividades das aulas (5%) + Apresentação de Reflexão em Grupo (20%) = 25%
- Teste (com consulta) = 45%
- Trabalho de Grupo - Apresentação (10%) + Relatório Escrito (20%) = 30%
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Robbins, S; Judge, T. (2017). Organizational Behavior. Pearson Education Limited (17th edition)
- Cunha, M. P.; Rego, A. ; Cardoso, Carlos; Cunha, R; Neves, P. (2016). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão . Lisboa: Editora RH, 8ª Edição.
- Stothart, C. (2022). Motivation: the ultimate guide to leading your team. Taylor & Francis.
- Cunha, M., & Rego, A. (2020). Liderar no novo normal. Sílabo.
- Galloway, L. (2022). Leadership: perspectives from practice. Sage.
- Artigos específicos sobre os conteúdos programáticos facultados pelo docente para os alunos fazerem a reflexão critica e apresentação semanal em aula
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não