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Disciplina Técnicas de Negociação, Motivação e Liderança

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular procura desenvolver competências transversais na área da
    negociação, motivação e liderança fundamentais para o exercício da atividade profissional na Gestão.
    Com uma componente fortemente ativa, a UC propõe o desenvolvimento de várias atividades que requerem a utilização dos conhecimentos abordados de forma mais expositiva.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1. Grupos e equipas nas organizaçõe
    CP2. Comunicação
    CP3. Conflito

    • Conceitos e elementos-chave
    • Fases de desenvolvimento do conflito
    • Técnicas e estratégias de gestão de conflito

    CP4. Negociação

    • Conceitos, elementos-chave
    • Fases do processo de negociação
    • Estilos de negociação
    • Modelos de negociação
    • Estratégias, técnicas e táticas
    • Erros negociais
    • Ética na negociação

    CP5. Motivação no contexto laboral

    • Motivação intrínseca vs extrínseca
    • Teorias de Motivação
    • Motivação e desempenho profissional
    • Causas e consequências da desmotivação no trabalho
    • Relação entre satisfação e motivação

    CP6. Processos de Liderança

    • Teorias de Liderança
    • Liderança vs Gestão
    • Liderança de equipas
  • Objetivos

    Objetivos

    No final da Unidade Curricular os estudantes deverão ser capazes de:
    OA1. Argumentar criticamente o papel dos grupos e das equipas nas organizações: Conceitos e fases
    de desenvolvimento de grupos
    OA2.Argumentar a importância da comunicação eficaz na gestão, em particular no que concerne
    à negociação, motivação e liderança
    OA3. Identificar e reconhecer princípios gerais da comunicação eficaz, incluindo o feedback construtivo
    OA4. Definir conflito adequadamente, descrevendo as fases de desenvolvimento do conflito e
    identificando as principais técnicas e estratégias de gestão de conflito
    OA5. Definir Negociação, descrevendo o seu processo e elementos-chave
    OA6. Identificar e reconhecer técnicas de Negociação e sua aplicabilidade
    OA7. Identificar e reconhecer técnicas de Motivação e sua aplicabilidade
    OA8. Identificar e reconhecer técnicas de Liderança e sua aplicabilidade

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A metodologia de ensino assenta numa lógica expositiva no que concerne às matérias concetuais sendo contudo, a componente prática mais desenvolvida bem como, incentivadas as atitudes de investigação e incorporação da experiência pessoal e grupal.
    Nesse sentido, são apresentados pelos alunos em sala os estudos de caso e artigos cientificos sobre as várias temáticas dos conteúdos programáticos. Os alunos desenvolvem assim uma reflexão critica sobre os temas.
    - Participação nas atividades das aulas (5%) + Apresentação de Reflexão em Grupo (20%) = 25%
    - Teste (com consulta) = 45%
    - Trabalho de Grupo - Apresentação (10%) + Relatório Escrito (20%) = 30%

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Robbins, S; Judge, T. (2017). Organizational Behavior. Pearson Education Limited (17th edition)
    • Cunha, M. P.; Rego, A. ; Cardoso, Carlos; Cunha, R; Neves, P. (2016). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão . Lisboa: Editora RH, 8ª Edição.
    • Stothart, C. (2022). Motivation: the ultimate guide to leading your team. Taylor & Francis.
    • Cunha, M., & Rego, A. (2020). Liderar no novo normal. Sílabo.
    • Galloway, L. (2022). Leadership: perspectives from practice. Sage.
    • Artigos específicos sobre os conteúdos programáticos facultados pelo docente para os alunos fazerem a reflexão critica e apresentação semanal em aula

     

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