filmeu

Disciplina Estratégia Empresarial

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular tem um âmbito teórico e prático, e visa transmitir, com algum detalhe, tanto os conhecimentos sobre os fundamentos, conceitos, pensamento e reflexão estratégica, como os princípios relacionados com a análise, formulação e organização e implementação de uma estratégia numa empresa, assim como a apresentação de casos que facilitem a aprendizagem e a operacionalização dos conceitos e modelos analíticos, à luz da complexidade e das incertezas subjacentes à economia e à dinâmica empresarial atuais.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Parte I: Análise Estratégica

    • Cap. 1 - O que é a Estratégia
    • Cap. 2 - Gestão e Planeamento Estratégico nas Organizações
    • Cap. 3 - Análise do Ambiente Externo
    • Cap. 4 - Análise do Ambiente Interno

    Parte II: Formulação da Estratégia

    • Cap. 5 - Estratégias de Negócio e Funcionais
    • Cap. 6 - Estratégias Corporativas
    • Cap. 7 - Estratégia Internacional
    • Cap. 8 - Estratégia Oceano Azul

    Parte III: Implementação e Controlo da Estratégia

    • Cap. 9 - Implementação da Estratégia
    • Cap. 10 - Estruturas Organizacionais
    • Cap. 11 - Cultura Organizacional
    • Cap. 12 - Avaliação e Controlo da Estratégia
  • Objetivos

    Objetivos

    • Compreender a base concetual e analitica da estratégia empresarial relacionada com a análise estratégica, formulação, organização, implementação e controlo da estratégia.
    • Discutir os fundamentos e conceitos da estratégia num contexto amplo (mercado, tecnologia e regulação).
    • Conhecer os principais modelos e instrumentos subjacentes à formulação, organização e implementação da estratégia
    • Interpretar as dinâmicas empresariais com alcance estratégico nas organizações.
    • Aplicar os conhecimentos adquiridos na explicação das decisões e ações com caráter estratégico.
    • Facilitar a aprendizagem da estratégia através daanálise de casos.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Utilização de metodologias mais ativas através do seu envolvimento dos alunos nos processos de aprendizagem (Debate de casos de estudo, apresentação de artigos académicos, resolução de trabalhos de grupo...)

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Teixeira, Sebastião (2022). Gestão das Organizações. Lisboa: Escolar Editora. ISBN: 978-972-592-600-0.
    • Teixeira, Sebastião (2014). Gestão Estratégica. Lisboa: Escolar Editora. ISBN: 978-972-592-300-9.
    • Serra, F., Ferreira, M., Torres, M., & Torres, A. (2012). Gestão Estratégica: Conceitos e Prática, 3ª Ed. Lisboa: Lidel-Edições Técnicas, Lda. ISBN: 978-972-757-606-7.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios