filmeu

Disciplina Projeto Aplicado de Gestão

  • Apresentação

    Apresentação

    O Projeto Aplicado de Gestão é a UC onde os alunos demonstram os conhecimentos adquiridos ao longo da Licenciatura, nomeadamente nas UC referidas no ponto anterior, que constituem pilares do conhecimento na Gestão de Empresas, e a sua capacidade de integração dos conhecimentos adquiridos, aplicados no desenvolvimento do Plano de Negócios.

    Como prova de avaliação de um conhecimento global adquirido ao longo do curso, apesar de não existir restrição à inscrição dos alunos com um número insuficiente de ECTS já concluídos, não é racional inscreverem-se nesta UC sem a conclusão de todas as outras UCs que constituem o suporte do trabalho a desenvolver. Uma casa constrói-se começando pelas fundações, não pelo telhado.

    Projeto Aplicado de Gestão é uma UC que testa o conhecimento adquirido pela capacidade de o aplicar, não de o recitar. É também para ser executado em equipa, mas não em grupo, em que apenas alguns trabalham ou em que cada um trabalha para seu lado.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos

    1. Metodologia de trabalho e processo de avaliação
      1. Notas sobre bibliografia de apoio, fontes de informação e pesquisas a desenvolver.
      2. Processo de avaliação
    2. Métodos de geração de ideias e identificação de oportunidades de negócio
    3. Seleção de ideias para projeto
      1. Pré-avaliação de ideias;
      2. Discussão e seleção de uma proposta de projeto;
      3. Aprovação e registo do projeto de cada grupo.
    4. Acompanhamento e apoio no processo de análise do ambiente em que o projeto se desenvolve e do mercado.
    5. Método de desenvolvimento do Modelo de Negócio (Business Canvas).
    6. Acompanhamento e apoio no desenvolvimento do modelo de negócio de cada projeto, e desenvolvimento da estratégia.
    7. Acompanhamento e apoio ao desenvolvimento do Plano de Negócios.
    8. Preparação para a apresentação a potenciais investidores.
  • Objetivos

    Objetivos

    • Trabalho em equipa;
    • Capacidade de analisar e demonstrar o conhecimento e compreensão de todos os aspetos relevantes do setor em que o seu projeto se pretende inserir, e definir objetivos coerentes;
    • Espírito crítico e capacidade de definir estratégias coerentes com a situação de partida e os objetivos definidos;
    • Capacidade de resolução de compromissos entre objetivos conflituantes;
    • Capacidade de estruturar um Modelo de Negócio consistente com os objetivos e a estratégia definida;
    • Organização e planeamento do trabalho a desenvolver em cada uma das áreas funcionais: Marketing, Operações, Recursos Humanos e Finanças Empresariais;
    • Desenvolver uma compreensão integrada das diferentes áreas de gestão;
    • Desenvolvimento de projetos e a sua apresentação oral perante audiências definidas.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A metodologia de ensino é aprender baseado num projeto (PBL), sendo que o professor desempenha um papel de tutoria no desenvolvimento do projeto, no pressuposto de que os alunos concluíram com sucesso as UC referidas anteriormente

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Besanko, David, et al (2017). Economics of Strategy, 7th edition. Wiley Custom.

    • Burns, Paul (2016). Entrepreneurship & Small Business, 4th edition. Hampshire (U.K.): Palgrave Macmillan.

    • Osterwalder, Alexander e Pigneur, Yves (2011). Criar Modelos de Negócio, 2ª edição. Lisboa: D.Quixote.

    • Ries, Eric (2019). The Lean Startup: How Constant Innovation Creates Radically Successful Businesses.Great Britain: Penguin Business.

    • Saunders, Mark N. K., Lewis, Philip, and Thornhill, Adrian (2019). Research Methods for Business Students. 8th edition. New York: Pearson.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios