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Disciplina Análise e Gestão de Competências

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular visa aprofundar a temática das competências em contexto organizacional e compreender a problemática de aquisição de competências numa perspetiva sistémica na organização. Pretende-se ainda que os alunos saibam avaliar competências e a sua ligação ao sistema de GRH: estratégias técnicas e instrumentos, bem como analisar políticas de avaliação integradas de competências e o entendimento da sua importância para a GRH.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    - Enquadramento da Gestão de Competências na GRH

    • A importância do reskilling e upskilling no contexto organizacional atual
    • O que é a Gestão por competências
    • A Gestão por Competências e a Gestão de Pessoas
    • A Gestão por Competência e a Gestão do Conhecimento

    - Definição de Competência e os contributos para a GRH

    • Diferentes perspetivas sobre as competências
    • Conceito de Competência e os principais contributos
    • Evolução das perspetivas de competências

    - Modelos de Competências

    • Conceitos teóricos
    • A importância dos modelos de competências: GRH baseada em competências
    • Tipologias de competências
    • Competências para o novo contexto organizacional
    • Exemplos de modelos de competências

    - Metodologia do Sistema de Gestão de Competências

    • Identificação de competências-chave
    • Descrição do portefólio de competências-chave
    • Avaliação das competências
    • Conceção de planos de ação de desenvolvimento de competências
    • Avaliação do desempenho das competências
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1: Conhecer e saber analisar as diferentes perspetivas sobre o conceito de competências.

    OA2: Saber definir operacionalmente uma competência.

    OA3: Compreender as diferenças entre as abordagens tradicionais de GRH e as centradas em competências.

    OA4: Distinguir e avaliar vários sistemas de gestão por competências.

    OA4: Descrever e desenvolver uma metodologia de gestão por competências.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias utilizadas no processo de ensino-aprendizagem são:

    - Método expositivo interativo - com colocação de questões e situações para promover o pensamento critico dos alunos

    - Aprendizagem baseada em problemas

    - Aprendizagem baseada em projetos - O trabalho de grupo tem uma parte que é desenvolvido em aula com a tutoria do docente, consistindo na criação e definição de competências tendo por base uma empresa real (sempre que possível). Procura-se estimular a procura da empresa pelo aluno, assim como o contacto para recolha de informação.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Ceitil, M. (2016). Gestão e desenvolvimento de competências (2nd ed.). Lisboa: Edições Sílabo.
    • Cascão, F. (2014). Gestão de Competências, do Conhecimento e do Talento. Lisboa: Edições Sílabo.
    • Elliot, A., Dweck, C. & Yeager, D. (2017) Handbook of Competence and Motivation: theory and Application (2nd ed.). London: The Guilford Press
    • Kupczyk, T & Stor, M. (2017). Competency Management: theory, research & business practice. Wroclaw: University of Business in Wroclaw
    • Weeks, A. (2021). Competency and competency frameworks. London: Chartered Institute of Personnel and Development.
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