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Universidade Lusófona

Apresentação do Curso

O curso de licenciatura em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Lusófona tem um desenho e uma estrutura curricular que acompanha e responde às crescentes necessidades e exigências que os profissionais de Recursos Humanos enfrentam, numa sociedade onde a mudança constante gera novos e complexos desafios à gestão das pessoas, área considerada como cada vez mais fundamental para os objetivos de competitividade, produtividade e sustentabilidade das organizações.
A realidade do trabalho, hoje e ainda mais num futuro próximo, é completa e radicalmente diferente do clássico "nine to five" da sociedade industrial, hierarquizada, funcionalizada e de comando ou de controlo centralizados. O digital, o virtual e as redes constituem a paisagem profissional do futuro, um futuro que, diga-se, é já presente para um cada vez maior número de organizações e de pessoas.
Neste contexto exigente e complexo, o curso de Gestão de Recursos Humanos prepara os profissionais da gestão de pessoas com modelos, métodos e ferramentas práticas que permitem desenvolver, nos alunos, algumas das competências mais críticas e decisivas para uma intervenção diferenciada e diferenciadora neste domínio, tais como:
- Consciência social e ética;
- Planeamento e enquadramento estratégico da função Gestão RH;
- Gestão da diversidade e capacidade de gerar sinergias em situações de mudança constante;
- Aplicação de ferramentas específicas de intervenção em gestão de recursos humanos;
- Conhecimentos gerais de Economia, Direito, Informática e Estatística, aplicados aos contextos específicos da Gestão de Recursos Humanos.

Razões para frequentar este curso

  • O curriculum do curso atribui uma grande importância às competências transversais, que para além das competências técnicas, são indispensáveis à gestão estratégica de pessoas nas organizações.
  • O conhecimento académico é aprofundado através da sua aplicação em contextos diversificados de trabalho e de registo intercultural.
  • Os conteúdos programáticos do curso promovem uma aprendizagem alicerçada, numa pedagogia ativa, onde o aluno é protagonista da sua própria aprendizagem.
  • O curso envolve os alunos em atividades extracurriculares como planeamento, preparação e organização de conferências, jornadas, workshops e outras atividades.
  • O ciclo de estudos contempla a realização de um estágio, onde o aluno aplica as matérias específicas de estudo às realidades de uma organização.

Despacho do curso

Despacho n.º 22331/2008, de 28 de agosto

Estado de acreditação pela A3ES

Acreditado

Data da publicação

11/01/2013

Deliberação da A3ES

Grau ou Diploma conferido | Duração | ECTS

Licenciado |6 Semestres |180 ECTS

Direção do Curso

Prof. Mário Ceitil / Profa. Maria Isabel Duarte

Secretariado

Adelaide Pereira / Cidalina Soares

Condições de Ingresso

Podem candidatar-se a este ciclo de estudos os que apresentem candidatura através do concurso institucional de acesso e tenham aprovação a uma das seguintes provas de ingresso:

04 Economia
17 Matemática Aplicada às Ciências Sociais
18 Português

Os candidatos podem ainda ingressar através dos regimes de mudança de par instituição/curso ou através de um Concurso Especial, de acordo com as normas legais em vigor (titulares de curso superior, titulares de Curso de Especialização Tecnológica, titulares de Curso Técnico Superior Profissional ou Maiores de 23 anos).
Podem ainda ingressar os candidatos que reúnam as condições previstas no Estatuto do Estudante Internacional.

Requisitos de Graduação

Ter concluído um total de 180 ECTS

Objetivos

A evolução da função Recursos Humanos, no âmbito da sociedade do conhecimento exige técnicos de Gestão de RH plenamente integrados na organização e sua estratégia de resposta aos desafios. O curso de licenciatura em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Lusófona configura-se como via essencial para que os alunos atinjam níveis de excelência na utilização dos métodos e instrumentos estudados. É a forma de responder à rápida evolução da função RH e às exigências que hoje se colocam à gestão do capital humano das organizações. Assim, o plano de estudos tem como objetivo desenvolver as seguintes competências nos alunos:
- Cultura geral e visão estratégica, orientadas pela investigação e raciocínio científico;
- Organização do trabalho pessoal;
- Técnicas de resolução de problemas e decisão;
- Trabalho em equipa, adaptabilidade e liderança;
- Consciência social e ética;
- Aplicação de modelos e metodologias específicas de intervenção em GRH:
- Conhecimentos de Economia, Direito, Informática e Estatística, complementares para a GRH.

Destinatários

Titulares de um curso de ensino secundário (12º ano) ou de habilitação legalmente equivalente e respectiva prova de acesso
- Candidatos aprovados nas provas para Maiores de 23 anos.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

O 1º Ciclo de Estudos em GRH é desenhado tendo em vista o desenvolvimento das seguintes competências gerais:
- Conhecimento aprofundado da história e dos principais paradigmas que tiveram incidência no desenvolvimento dos conceitos em GRH;
- Conhecimento aprofundado das diferentes escolas e teorias que constituíram as bases fundacionais dos principais conceitos e ferramentas da GRH;
- Conhecimento sobre as diferentes configurações estruturais, funcionais e estratégicas das práticas de GRH;
- Conhecimento sobre modelos, práticas e ferramentas de intervenção em GRH;
- Conhecimento sobre as ferramentas e metodologias básicas de pesquisa e tratamento da informação em GRH, como modalidades indispensáveis de apropriação do saber para os profissionais de GRH;
Complementarmente, o 1º Ciclo de Estudos em GRH tem com objetivos desenvolver um conjunto de competências do domínio do Saber-Fazer, que apetrechem o futuro graduado com ferramentas práticas que lhe permitam uma rápida transferência do conhecimento adquirido para a prática profissional.
São as seguintes as competências gerais a adquirir neste domínio:
- Domínio de ferramentas de Análise, Descrição e Avaliação de Funções;
- Domínio de metodologias de Recrutamento, Seleção e Assessment de candidatos;
- Domínio de Metodologias de construção de portefólios de competências;
- Domínio de Metodologias de Avaliação de Desempenho;
- Domínio de metodologias de Gestão de Carreiras em contextos nacionais e internacionais;
- Domínio de ferramentas de tratamento de informação em GRH, designadamente nos domínios da Gestão Administrativa de RH e nos Sistemas de Informação em GRH;
- Domínio da legislação laboral e de modelos compreensivos em Relações Laborais que permitam um melhor apetrechamento nos processos de regulação dos conflitos laborais;
- Domínio de ferramentas informáticas aplicadas ao contexto da GRH.
O Ciclo de Estudos visa ainda dotar os seus futuros graduados com uma compreensão profunda dos principais desafios que se colocam ao futuro da GRH, assim como uma visão crítica indispensável a uma correta adequação dos conhecimentos e competências adquiridas às realidades de cada contexto.
A operacionalização destes objetivos é feita através dos seguintes dispositivos de ação prática:
- Aulas teóricas articuladas com aulas de pendor teórico-prático;
- Corpo docente qualificado, contanto com muitos docentes com experiência real de terreno nos domínios da GRH;
- Qualificação académica progressiva do corpo docente existente, reforçando as suas competências de terreno com as competências pedagógicas e científicas;
- Reuniões entre as equipas de docentes, coordenadas pelo respetivo coordenador de cada disciplina, para análise e pilotagem das práticas pedagógicas;
- Reuniões gerais de docentes, coordenadas pela Direção do Curso, onde são definidas as políticas gerais para a coordenação científico-pedagógica do curso.

Equipamentos e Instalações

Sala de Aula, Laboratório de Informática, Biblioteca, Centro Trabalho Tecnológico, Salas de Estudo, Bares e Cantinas, Gabinetes.
Videoprojetor fixo, PC/Netbook Portátil (requisição), Retroprojetor (requisição), PC Desktop HP7100 - Pentium IV 3GHz - RAM 512 Mb - HD 40Gb, Quadro interativo.

Estudos Futuros

A obtenção do Diploma de 2º Ciclo em GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS abre um percurso profissional que integra as funções de especialista de recursos humanos e o grau académico de MESTRE.
Permite ainda ao estudante a progressão para o terceiro ciclo, como aluno de doutoramento nas áreas científicas da gestão.

Saídas Profissionais

A obtenção do Diploma em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Lusófona abre ao estudante um percurso de profissionalização - que integra as funções de: assistente de recursos humanos; técnico superior de recursos humanos; possibilidade de progredir a sua formação no 2º Ciclo do curso de GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.
Este nível de formação prepara o estudante para todas as funções de gestão de recursos humanos, incluindo as funções de Direcção do sistema e de projetos globais na área dos recursos humanos.

Investigação

O Centro de Investigação de Economia e das Organizações (CEO), unidade de investigação integrada no Departamento de Economia e Gestão da U.L.H.T.. Este Centro de investigação, pretende promover o desenvolvimento científico com particular incidência nos países de língua oficial portuguesa.
A Revista R-LEGO (Revista Lusófona de Economia e Gestão das Organizações - ISSN 2183-5845), ligada ao CEO, tem a finalidade de:
* Incentivar e envolver cada vez mais os docentes em atividades científicas;
* Supervisionar as dissertações dos alunos do segundo ciclo, cuja pesquisa deve estar enquadrada nas suas linhas de investigação;
* Promover e dinamizar a produção de conhecimento científico no quadro das linhas e grupos de investigação já existentes e/ou a criar, através da promoção e implementação de projetos de investigação específicos.

Observações

O curso inclui seis opções, a escolher de entre as unidades curriculares anualmente oferecidas pelo conselho científico do Curso.
O curso inclui a realização de um estágio em meio profissional, que dá origem a um relatório fundamentado nos modelos teóricos aprendidos.
O desenvolvimento de uma política ativa de integração profissional dos seus alunos, constitui um dos objetivos do presente ciclo de estudos. Assim, para além dos diferentes protocolos de colaboração tendentes à integração dos nossos alunos em períodos de estágio e formação em serviço, em diferentes entidades públicas e privadas que atuam no setor em Portugal, o presente ciclo de estudos desenvolve acordos pontuais com outras instituições por forma a assegurar a efetiva integração de todos os seus alunos ou diplomados.

Áreas Científicas

Gestão e administração | Ciências sociais e do comportamento | Direito

Plano de Estudos

Corpo Docente

Lista de Professores do Curso, Habilitações e Regime de Tempo
DocenteHabilitações AcadémicasRegime
António Augusto Damasceno Alves CorreiaDoutoramentoTempo Integral
Artur Olimpio Ferreira Gonçalves Da SilvaDoutoramentoTempo Integral
Damasceno DiasDoutoramentoTempo Integral
Eduardo Alfredo Cardoso De MirandaDoutoramentoTempo Parcial
Edviges Isabel Felizardo CoelhoDoutoramentoTempo Parcial
Felipa Cristina Henriques Rodrigues Lopes Dos ReisDoutoramentoTempo Integral
José Luis Borges De AndradeDoutoramentoTempo Integral
Luis Filipe Gomes Da CunhaLicenciaturaTempo Parcial
Maria Da Glória Carvalho Rebelo DoutoramentoTempo Integral
Maria Gisela Jardim Do NascimentoMestradoTempo Integral
Maria Isabel Alves DuarteDoutoramentoTempo Integral
Maria João De Melo Soares Justino AlvesLicenciaturaTempo Parcial
Maria João Nunes Dos Santos Castel-Branco Da SilveiraDoutoramentoTempo Integral
Miguel Justiniano Baião Dos SantosDoutoramentoTempo Integral
Regina Maria Da Cruz QueirozDoutoramentoTempo Integral

Valores

Maiores de 23 180 €
Alunos externos 0 €
Mudança de curso 63 €
Acesso 180 €
Titulares de curso superior 180 €
Inscrição310 €
Matrícula217 €
Seguro Escolar40 €
Valor médio mensal para 30 ECTS para disciplinas semestrais 329,1 €
Valor por ECTS 10,97 €