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Apresentação
Apresentação
A unidade curricular Comportamento Organizacional Estruturas e Processos tem como objetivo teórico e aplicado do modelos explicativos do Comportamento Organizacional, com especial enfoque em:
- Compreender a importância e evolução dos modelos explicativos dos comportamentos de conflito e negociação
- Entender e aplicar os métodos organizacionais utilizados pelas organizações para lidar com os conflitos
- Definir e aprofundar os principais conceitos de política, poder e negociação
- Identificar e caracterizar os diferentes tipos de estrutura organizacional
- Clarificar o conceito de cultura organizacional e de a distinguir de clima organizacional, assim como de esclarecer como estes se articulam com o mesmo.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 7
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT38-7132
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos
- Conflito e negociação
- Conceitos e tipologias: Vantagens e desvantagens
- Como gerir
- Processos e dinâmicas de negociação
- Poder e política
- Conceitos e abordagens politicas das organizações
- Bases e fontes de poder nas organizações
- Estrutura organizacional
- Conceitos, estruturas e desenhos organizacionais: Modelos clássicos
- Conceitos, estruturas e desenhos organizacionais: Novas abordagens
- Cultura Organizacional
- Definição da cultura organizacional
- Modelos de cultura organizacional
- Conflito e negociação
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Objetivos
Objetivos
A unidade curricular Comportamento Organizacional Estruturas e Processos tem como objetivo dominar teoricamente e saber utilizar os modelos explicativos dos comportamentos de conflito, negociação e poder, bem como os fatores estruturais e os processos individuais, grupais e organizacionais que os condicionam; identificar os principais conceitos inerentes a esses mesmos fenómenos em contextos profissionais.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Nesta UC a prática inovadora passa pelo diagnóstico e caracterização da estratégia de uma organização. Os alunos são encorajados a identificar uma organização, assim como caracterizar a sua estrutura, cultura e clima. Os alunos serão ainda encorajados a refletir e establecer ligações entre os resultados do seu diagnóstico realizado e aspetos da restante matéria lecionada em COEP e COIG.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Cunha, M. P., Rego, A., Cardoso, C., Cunha, R., & Neves, P. (2016). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão . Lisboa: Editora RH, 8ª Edição.
- Caetano, A. , Neves, J. G., & Ferreira, J. M. C., (2021). Psicossociologia das Organizações: Fundamentos e Aplicações. Lisboa: Edições Silabo, 1ª Edição.
- Neves, J. G., Simões, E., & Garrido, M. V. (2015). Manual de Competências Pessoais, Interpessoais e Instrumentais: Teoria e prática. Lisboa: Edições Silabo, 3ª Edição.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não