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Disciplina Introdução ao Pensamento Contemporâneo

  • Apresentação

    Apresentação

    O pensamento crítico esclarecido, atento e criativo é o laboratório desta UC: defende que a competência crítico-analítica deve ser transversal ao currículo do aluno, aliada a uma forte dimensão cultural.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Razões e finalidades de uma UC transversal sobre o Pensamento Contemporâneo. Natureza da contemporaneidade. Iluminismo e a euforia da razão. Importância da ciência e do desenvolvimento tecnológico. Implicações culturais e éticas da sociedade de consumo. Importância do pensamento inconsciente. O impacto dos problemas sociais, políticos, tecnológicos e ambientais, contemporâneos na gestão dos recursos humanos, tais como a xenofobia, as migrações, a mudança global, os direitos das minorias (sexuais, religiosas, raciais, étnicas) e das maiorias (o gender gap), o envelhecimento da população, muticulturalismo, a gestão dos recursos humanos pela inteligência artificial e as alterações climáticas. 

  • Objetivos

    Objetivos

    Esta Unidade Curricular visa:

    a) Conhecer alguns temas/problemas e algumas das mais importantes correntes do pensamento contemporâneo.

    b) Aplicar os conhecimentos teóricos à gestão dos recursos humanos.

    c) desenvolver competências que permitam uma aprendizagem crítica ao longo da vida.

    d) desenvolver e aprofundar os conhecimentos dos alunos noutras etapas da sua escolaridade.

    e) desenvolver a capacidade de pensamento crítico e articulado.

    f) reflectir sobre os conflitos culturais e globais.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aulas teórico-práticas com a apresentação de conteúdos programáticos através de meios audiovisuais (PowerPoint), e a excertos de textos da bibliografia. As aulas teórico-práticas serão organizadas por conteúdos temáticos de acordo com o programa, prevendo-se o envolvimento directo dos estudantes através de apresentações orais, realizadas em grupo, de textos da bibliografia ou de filmes relacionados com os conteúdos disciplinares e seguidas de debate. O filme O Escândalo, realizado porJay Roach, relaciona-se com os conteúdos da UC. As apresentações fazem parte integrante da avaliação final. Esta UC rege-se pelo sistema de avaliação contínua (AC) de conhecimento e competências adquiridas. A AC requer: Apresentação oral de um tema/problema (40%). Frequência (50%). Participação nas aulas (10%). Os alunos/as que não obtiverem classificação positiva no regime de avaliação continua, ou que optarem por não a realizar, têm acesso ao regime de avaliação por exam

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Borah, Uzzal. Human Resource Perspectives in Contemporary management thought, Journal of Academia and Industrial Research (JAIR), 2013,2(2): 89-92. ISSN: 2278-5213. 

    Freud, S. (s/data). Psicopatologia da Vida Quotidiana, trad. José Marinho, Lisboa: Estúdios Cor. ISBN: 972-708-176-2.

    Gosney, Matthew, Hugh, Claretta. The History of Human Resource Development. Understanding the Unexplored Philosophies, Theories, and Methodologies. Palgrave, Macmillan, 2016.

    Jackson, L., van de Vijver, F. Multiculturalism in the workplace: Model and test. SA Journal of Human Resource Management, 2018, 1-16.

    Kant, I. Resposta à Pergunta: O que é o Iluminismo? In A Paz Perpétua e Outros Opúsculos (pp.11-19). Lisboa: Edições 70, 1995 (original publicado em 1784). ISBN: 972-44-0539-7.

    Palos-Sánchez, P.R., Baena-Luna, P., Badicum A., Infante-Moro, J.C. Artificial Intelligence and Human Resources Management: A Bibliometric Analysis, Applied Artificial Intelligence, 36(1), 2022. 

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