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Disciplina Formação e Desenvolvimento

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular tem por objetivo enquadrar o papel e importância da formação e do desenvolvimento profissional no âmbito da Gestão de Recursos Humanos; caracterizar os diferentes paradigmas de formação, e abordar os contextos de formação formal e informal numa perspetiva de Gestão Estratégica de Recursos Humanos.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos (CP):
    CP1: A importância da formação profissional no contexto organizacional

    • Introdução à formação e desenvolvimento;
    • Importância e objetivos da formação profissional;
    • Dimensão estratégica da formação.

    CP2: Análise de funções

    • Métodos e técnicas tradicionais
    • Métodos e técnicas baseadas em tecnologia

    CP3: Métodos e técnicas de desenvolvimento de competências

    • Métodos e técnicas tradicionais
    • Métodos e técnicas baseadas em tecnologias
    • Desenvolvimento dos colaboradores e gestão de carreiras

    CP4: Operacionalização da formação

    • Diagnóstico das necessidades de formação
    • Aprendizagem e transferência de conhecimentos
    • Programação e implementação da formação
    • Orçamentação da formação
    • Avaliação da formação

    CP5: Responsabilidade Social e o futuro da formação e desenvolvimento

    • Responsabilidade social, diversidade e aspetos legais
    • Os desafios da formação e desenvolvimento
  • Objetivos

    Objetivos

    Objetivos de Aprendizagem (OA):
    OA1: Enquadrar a formação e desenvolvimento profissionais enquanto instrumento chave de gestão estratégica de recursos humanos;
    OA2:Compreender o processo de análise de funções e modelos de competências para integrar estes conhecimentos no ciclo de formação;
    OA3: Reconhecer e saber aplicar os diferentes procedimentos das etapas do ciclo da formação: diagnóstico, aprendizagem e transferência de conhecimentos, programação, orçamentação, implementação e avaliação de ações de formação formal;
    OA4: Compreender os paradigmas de formação integrando-os no contexto estratégico da formação nas organizações, com ênfase nos métodos e técnicas baseadas na tecnologia;
    OA5: Realizar um projeto prático (Dossier de formação) de diagnóstico de necessidades de formação num setor específico de atividade, apresentando propostas de intervenção com o seu respetivo planeamento, implementação e mecanismos de avaliação e controlo.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Caetano, A., Silva, S. Tavares, S., & Santos, S. (2014). Formação e desenvolvimento organizacional: Abordagens e casos práticos em Portugal . Lisboa: Editora Mundos Sociais.
    European Centre for the Development of Vocational Training [Cedefop] (2017). On the way to 2020: data for vocational education and training policies. Country statistical overviews ¿ 2016 update. Luxembourg: Publications Office. Cedefop research paper . 61. http://dx.doi.org/10.2801/414017.
    Guile, D., & Unwin, L. (2019). The wiley hndbook of vocational education and training . New Jersey: Jonh Wiley & Sons.
    Noe, R. (2020). Employee training & development (8 th ed.) NY: McGraw-Hill.
    Pilz, M. (2012). The future of vocational education and training in changing world . Cologne: Springer.
    Tran, L.T., & Dempsey, K. (2017). Internationalization

     

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