-
Apresentação
Apresentação
Pretendemos com esta unidade curricular que os alunos tomem consciência de que a mudança é sem dúvida uma realidade e também uma necessidade no nosso mundo cada vez mais complexo.
A mudança, é uma constante que aumenta a um ritmo cada vez mais rápido. Com ela existe inevitavelmente a necessidade de liderar, promover, encorajar e estimular a mudança. No entanto, toda a mudança, por menor que seja, representa um desafio para todos em qualquer organização. Para os líderes, existe o desafio de fazer as mudanças necessárias acontecerem, e para todos os outros, há o desafio de lidar com mudanças sobre as quais eles geralmente não têm controle e para as quais potencialmente não têm desejo. Essas mudanças invariavelmente os envolvem em novas atividades, comportamentos e pensamentos, e na tarefa ainda mais difícil de deixar ir e desaprender atividades, comportamentos e pensamentos antigos.
Como principal resultado da mudança espera-se o desenvolvimento individual, grupal, organizacional, e social
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 7
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT38-7139
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Mudança Organizacional e Desenvolvimento
1.1. O processo de mudança
1.2. Modelos de mudança
2. Resistência à mudança
2.1. Razões para resistir à mudança
2.2. Superar a resistência à mudança
3. Implementando Mudança
3.1. O papel dos RH na liderança e facilitação da mudança
3.2. O papel dos agentes de mudança
4. Mudança: um contexto para aprendizagem e desenvolvimento das organizações
4.1. Aprendizagem e desenvolvimento
4.2. Desenvolvimento de talentos e carreira
-
Objetivos
Objetivos
Ao concluir esta unidade curricular os alunos devem ser capazes de identificar, definir, compreender, e serem capazes de intervir ao nível dos seguintes aspetos:
O processo de mudança
Modelos de mudança
Razões para resistir à mudança e formas de superá-la
O papel do RH na liderança da mudança
Como implementar mudanças
Explorar o desenvolvimento organizacional como uma abordagem específica para a mudança nas organizações, descrever sua evolução e considerar seu futuro
Aprender organizacionalmente, e desenvolver talentos
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Através de um método ativo colocar o aluno no centro da resolução de problemas através da visualização de videos e pesquisa em sala de aula às questões que são colocadas, nomeadamente no estudo de casos reais de mudança e desenvolvimento.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Anderson, D.L.(2020). Organizational development: the process of leading organizational change (5thed.). Sage.
Armstrong, M., & Taylor, S.(2020). Armstrong's handbook of human resource management practice (15thed.). Kogan Page Publishers.
Cameron, E., & Green, M.(2020). Making sense of change management: A complete guide to the models, tools and techniques of organizational change (5thed.). Kogan Page
Rothwell, W.J., Imroz, S.M. & Bakhshandeh, B.(2021). Organization Development Interventions Executing Effective Organizational Change. Routledge.
Stouten, J., Rousseau, D.M., & De Cremer, D.(2018). Successful organizational change: Integrating the management practice and scholarly literatures. Academy of Management Annals, 12(2), 752-788.
Torrington, D., Hall, L., Taylor, S., & Atkinson, C.(2020). Human Resource Management (11thed.). Pearson.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não