filmeu

Disciplina Empreendedorismo

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC justifica-se amplamente pela importância do tema em termos económicos, sociais e ambientais.
    Com efeito, cada vez é mais relevante incentivar a criação de novos negócios e, isto atendendo à
    dificuldade, cada vez maior em conseguir obter um emprego. A área da gestão deve não apenas ensinar
    a gerir empresas mas também a criá-lasc. A UC expõe um conjunto de elementos e propõe a elaboração
    de um plano de negócios que serão peças essenciais para a criação de novos negócios.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1 ¿ Empreendedorismo

    Conceitos;

    Uma perspetiva global sobre o empreendedorismo;

    Intraempreendedorismo e empreendedorismo social;

     O perfil do empreendedor;

    A cultura empreendedora e a sua promoção;

    Métricas de empreendedorismo.

    2 ¿ O processo empreendedor

    Identificação de oportunidades de negócio;Geração de ideias.

    Avaliação das oportunidades de  negócio;

    Recursos para o desenvolvimento do negócio; O modelo de negócio.

     3- O plano de negócios

    Importância, objetivos e componentes.

    4- Elaboração do plano de negócios

    5- Obtenção e fontes de financiamento.

  • Objetivos

    Objetivos

     ¿Aquisição das bases teóricas que permitem a compreensão do objecto de estudo do Empreendedorismo e da Inovação, e das diferentes abordagens conceptuais relacionadas com estes temas na actualidade e no futuro.

    ¿Sensibilização dos alunos para a relevância do empreendedorismo e da criação de empresas.

    ¿Aquisição de conceitos necessários ao desenvolvimento do processo empreendedor: da ideia à criação do negócio,sua implementação e crescimento.

     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Análise expositiva de conceitos. Discussão de casos concretos de empreendedorismo. Incentivar o espírito crítico e o espírito empreendedor.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Osterwalder, Alexander (2011), e Pigneur, Yves, Criar Modelos de Negócio, 2ª edição, D.Quixote.

    Sarkar, S. (), Empreendedorismo e Inovação, 3ª edição  Escolar Editora. ISBN : 9789725924068

      8

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios