-
Apresentação
Apresentação
No âmbito desta unidade curricular, devem ser proporcionados conhecimentos necessários de modo que os alunos:
- Face a um conjunto de dados, saibam utilizar técnicas da Estatística Descritiva, quer numericamente, quer graficamente, de modo a obterem interpretações adequadas do referido conjunto;
- Compreendam o conceito de regressão;
- Fiquem familiarizados com os conceitos de probabilidade, de probabilidade condicionada e saibam resolver problemas simples em que estes conceitos estão subjacentes;
- Entendam o conceito de variável aleatória; identifiquem se uma v.a. é discreta ou contínua; para uma v.a., tendo a sua função de probabilidade, saibam calcular parâmetros fundamentais como valor esperado, variância e desvio padrão;
- Compreendam a distribuição normal.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT38-7136
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos
- Estatística Descritiva
- Conceitos fundamentais
- Classificação de variáveis estatísticas
- Representação gráfica
- Distribuição de frequências
- Medidas de localização: média, moda, mediana e quartis
- Medidas de dispersão: amplitude amostral, dispersão interquartil, variância e desvio padrão
- Regressão Linear Simples
- Representação de dados bivariados
- Coeficiente de correlação linear
- Modelo de regressão linear simples.
- Introdução à Teoria das Probabilidade
- Conceitos fundamentais
- Álgebra de acontecimentos
- Axiomas e regras do cálculo de probabilidade
- Probabilidade condicionada
- Variáveis aleatórias
- Conceitos fundamentais
- Classificação de variáveis aleatórias
- Função de probabilidade
- Valor esperado e variância
- Distribuição Normal
- Estatística Descritiva
-
Objetivos
Objetivos
Os conhecimentos, capacidades e competências a adquirir estão intimamente relacionadas com os objectivos descritos no ponto anterior. Assim, por exemplo, face ao primeiro objectivo mencionado, os alunos deverão, face a um conjunto de dados, saber utilizar técnicas da Estatística Descritiva, quer numericamente, quer graficamente, de modo a obterem adequadas interpretações do referido conjunto.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aplicável
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Healey, J. (2012). Statistics: A Tool for Social Research, 9th edition, Cengage Learning.
- Reis, E.; Andrade, M.; Calapez, T.; Melo, P. (2015). Estatística aplicada, volume 1. Edições Sílabo. Lisboa. 2007 ISBN 978-972-618-469-0
- Reis, E.; Andrade, M.; Calapez, T.; Melo, P. (2012). Exercícios de Estatística aplicada, volume 1. Edições Sílabo. Lisboa. ISBN 978-972-618-688-5
- Reis, E. (2009). Estatística Descritiva. Edições Sílabo. Lisboa.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não