filmeu

Disciplina Inteligência Emocional

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular introduz as bases conceptuais e analisa a abrangência e importância da Inteligência Emocional (IE), conduzindo os alunos a uma exploração das suas diferentes competências e dos impactos previsíveis da sua aplicação prática, tanto nos contextos da vida profissional e da Gestão, como nos domínios da vida pessoal. Para além disto, promove-se o entendimento do impacto da IE ao nível das emoções nas organizações, quer ao nível das equipas quer ao nível macro de politicas e práticas que poderão ter impacto em cada indivíduo.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Antecedentes da inteligência emocional. A inteligência emocional e a tomada de decisões. As emoções como dimensões da compreensão e adaptação à realidade. As emoções nas organizações. 2. Conceito de "literacia emocional". Emoções primárias e emoções sociais. As competências da inteligência emocional. 3. A autoconsciência. Reconhecer as próprias emoções. Compreender as causas e consequências das emoções. 4. A autorregulação emocional. Estratégias de regulação emocional. 5. A automotivação. A importância das emoções positivas. O estado de fluxo. 6. As competências sociais da inteligência emocional. Inteligência emocional no trabalho. 7. A comunicação emocionalmente inteligente. Saber ouvir. Inspirar confiança. 8. A inteligência emocional e a liderança. Gestores emocionalmente inteligentes. 9. Plano pessoal de acção em inteligência emocional.
  • Objetivos

    Objetivos

    - Identificar o papel da inteligência emocional como compreensão e adaptação à realidade, tanto no contexto pessoal, como ferramenta operacional para enfrentar com eficácia problemas em contextos sociais e de trabalho. - Reconhecer a importância da literacia emocional e identificar e caraterizar as diferentes competências da inteligência emocional, de acordo com os modelos de Goleman e de Salovey e Mayer. - Desenvolver uma atitude positiva na tomada de decisões, explorando a aplicação das competências emocionais na vida pessoal e profissional. - Compreender a importância dos instrumentos de controle das emoções, na resolução de problemas de crise, conflito e mudança no âmbito da gestão das pessoas. - Perceber o papel das emoções nas organizações, quer ao nível das equipas quer ao nível das práticas e políticas de gestão de recursos humanos.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Através de um método ativo os alunos deverão desenvolver o diagnóstico do seu nível de inteligência emocional, e com base em instrumentos facultados desenvolver um relatório que visa a implementação de estratégias de mudança pessoal e de desenvolvimento de competências de auto regulação que garantam a maximização da inteligência emocional dos alunos.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    D'Amico, A., & Geraci, A. (2023). Beyond emotional intelligence: The new construct of meta-emotional intelligence. Frontiers in Psychology, 14, 1096663. Kotsou, I., Mikolajczak, M., Heeren, A., Grégoire, J., & Leys, C. (2019). Improving emotional intelligence: A systematic review of existing work and future challenges. Emotion Review, 11(2), 151-165. MacCann, C., Jiang, Y., Brown, L. E. R., Double, K. S., Bucich, M., & Minbashian, A. (2020). Emotional intelligence predicts academic performance: A meta-analysis. Psychological Bulletin, 146(2), 150-186. Zapf, D., Kern, M., Tschan, F., Holman, D., & Semmer, N. K. (2021). Emotion work: A work psychology perspective. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 8, 139-172.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios