filmeu

Disciplina Inteligência Emocional

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular introduz as bases conceptuais e analisa a abrangência e importância da Inteligência Emocional (IE), conduzindo os alunos a uma exploração das suas diferentes competências e dos impactos previsíveis da sua aplicação prática, tanto nos contextos da vida profissional e da Gestão, como nos domínios da vida pessoal. Para além disto, promove-se o entendimento do impacto da IE ao nível das emoções nas organizações, quer ao nível das equipas quer ao nível macro de politicas e práticas que poderão ter impacto em cada indivíduo.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Antecedentes da inteligência emocional. A inteligência emocional e a tomada de decisões. As
    emoções como dimensões da compreensão e adaptação à realidade. As emoções nas organizações.
    2. Conceito de "literacia emocional". Emoções primárias e emoções sociais. As competências da
    inteligência emocional.
    3. A autoconsciência. Reconhecer as próprias emoções. Compreender as causas e consequências
    das emoções.
    4. A autorregulação emocional. Estratégias de regulação emocional.
    5. A automotivação. A importância das emoções positivas. O estado de fluxo.
    6. As competências sociais da inteligência emocional. Inteligência emocional no trabalho.
    7. A comunicação emocionalmente inteligente. Saber ouvir. Inspirar confiança.
    8. A inteligência emocional e a liderança. Gestores emocionalmente inteligentes.
    9. Plano pessoal de acção em inteligência emocional.

  • Objetivos

    Objetivos

    - Identificar o papel da inteligência emocional como compreensão e adaptação à realidade, tanto no contexto pessoal, como ferramenta operacional para enfrentar com eficácia problemas em contextos sociais e de trabalho.
    - Reconhecer a importância da literacia emocional e identificar e caraterizar as diferentes competências da inteligência emocional, de acordo com os modelos de Goleman e de Salovey e Mayer.
    - Desenvolver uma atitude positiva na tomada de decisões, explorando a aplicação das competências emocionais na vida pessoal e profissional.
    - Compreender a importância dos instrumentos de controle das emoções, na resolução de problemas de crise, conflito e mudança no âmbito da gestão das pessoas.

    - Perceber o papel das emoções nas organizações, quer ao nível das equipas quer ao nível das práticas e políticas de gestão de recursos humanos.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Através de um método ativo os alunos deverão desenvolver o diagnóstico do seu nível de inteligência emocional, e com base em instrumentos facultados desenvolver um relatório que visa a implementação de estratégias de mudança pessoal e de desenvolvimento de competências de auto regulação que garantam a maximização da inteligência emocional dos alunos.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    D'Amico, A., & Geraci, A. (2023). Beyond emotional intelligence: The new construct of meta-emotional intelligence. Frontiers in Psychology, 14, 1096663.

    Kotsou, I., Mikolajczak, M., Heeren, A., Grégoire, J., & Leys, C. (2019). Improving emotional intelligence: A systematic review of existing work and future challenges. Emotion Review11(2), 151-165.

    MacCann, C., Jiang, Y., Brown, L. E. R., Double, K. S., Bucich, M., & Minbashian, A. (2020). Emotional intelligence predicts academic performance: A meta-analysis. Psychological Bulletin, 146(2), 150-186.

    Zapf, D., Kern, M., Tschan, F., Holman, D., & Semmer, N. K. (2021). Emotion work: A work psychology perspective. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior8, 139-172.

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios