-
Apresentação
Apresentação
Esta Unidade Curricular prepara os alunos para melhor analisar e compreender o comportamento individual e dos pequenos grupos nas organizações. Para o efeito, a Unidade Curricular foca-se na identificação e caracterização das caracteristicas individuais, e dos fatores cognitivos, afetivos e motivacionais promotores do ajustamento pessoa(s) - organização. Em Comportamento Organizacional: Individuos e Grupos, também se reflecte acerca do papel da tecnologia no comportamento humano nas organizações e da importância da eficácia do trabalho em equipa e suas dimensões.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 7
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT38-7127
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos
- Introdução ao comportamento organizacional:
- Conceito de organização e comportamento organizacional.
- Os individuos nas organizações:
- Caracteristicas individuais.
- Motivação.
- Enviesamentos percetivos.
- Ajustamento pessoa - organização.
- Os pequenos grupos nas organizações:
- Teorias de eficácia, resiliência, e adaptação.
- Metodologias de diagnóstico e caracterização.
- Introdução ao comportamento organizacional:
-
Objetivos
Objetivos
Nesta Unidade Curricular, pretende-se que os(as) alunos(as) sejam capazes de:
- Aprofundar a vertente psico/sociológica da teoria organizacional, segundo uma perspetiva de
- investigação-ação;
- Compreender a importância do comportamento individual, e dos pequenos grupos, e a forma como se relacionam;
- Proporcionar conhecimentos e instrumentos de diagnóstico e avaliação individual e grupal, relevantes para para a caracterização e diagnóstico de equipas eficazes;
- Conhecer os princípios e as ferramentas da gestão do comportamento individual e grupal, baseada em evidências, no contexto da gestão de pessoas;
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Nesta UC a prática inovadora passa pelo diagnóstico e caracterização de uma equipa real. Os alunos são encorajados a identificar uma equipa, caracterizar, diagnosticar e propor um plano de intervenção.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Cunha, M. P. E., Rego, A., Cunha, R., Cabral-Cardoso, C., & Neves, P. (2016). Manual de comportamento organizacional e gestão. (8. ª ed.) Editora RH.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não