filmeu

Disciplina Comportamento Organizacional: Indivíduos e Grupos

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta Unidade Curricular prepara os alunos para melhor analisar e compreender o comportamento individual e dos pequenos grupos nas organizações. Para o efeito, a Unidade Curricular foca-se na identificação e caracterização das caracteristicas individuais, e dos fatores cognitivos, afetivos e motivacionais promotores do ajustamento pessoa(s) - organização. Em Comportamento Organizacional: Individuos e Grupos, também se reflecte acerca do papel da tecnologia no comportamento humano nas organizações e da importância da eficácia do trabalho em equipa e suas dimensões.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos

    1. Introdução ao comportamento organizacional:
      1. Conceito de organização e comportamento organizacional.
    2. Os individuos nas organizações:
      1. Caracteristicas individuais.
      2. Motivação.
      3. Enviesamentos percetivos.
      4. Ajustamento pessoa - organização.
    3. Os pequenos grupos nas organizações:
      1. Teorias de eficácia, resiliência, e adaptação. 
      2. Metodologias de diagnóstico e caracterização.
  • Objetivos

    Objetivos

    Nesta Unidade Curricular, pretende-se que os(as) alunos(as) sejam capazes de:

    • Aprofundar a vertente psico/sociológica da teoria organizacional, segundo uma perspetiva de
    • investigação-ação;
    • Compreender a importância do comportamento individual, e dos pequenos grupos, e a forma como se relacionam;
    • Proporcionar conhecimentos e instrumentos de diagnóstico e avaliação individual e grupal, relevantes para para a caracterização e diagnóstico de equipas eficazes;
    • Conhecer os princípios e as ferramentas da gestão do comportamento individual e grupal, baseada em evidências, no contexto da gestão de pessoas;
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Nesta UC a prática inovadora passa pelo diagnóstico e caracterização de uma equipa real. Os alunos são encorajados a identificar uma equipa, caracterizar, diagnosticar e propor um plano de intervenção.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Cunha, M. P. E., Rego, A., Cunha, R., Cabral-Cardoso, C., & Neves, P. (2016). Manual de comportamento organizacional e gestão. (8. ª ed.) Editora RH.
INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios