filmeu

Disciplina Gestão de Compensações e Benefícios

  • Apresentação

    Apresentação

    A gestão de compensações e benefícios é fundamental para control financeiro da empresa, uma vez que esta área inclui investimento nas pessoas com retorno à organização. Está relacionado com a motivação, desempenho, reconhecimento e valorização das pessoas e das equipas. Éum elemento importante na implementação da estratégia empresarial. As matérias desenvolvidas na UC compreendem a política salarial, planeamento, orçamento  e control de custos.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. O sistema de Compensações e Benefícios como Instrumento Estratégico;
    2. O sistema de gestão de compensações e o contexto politico e socioeconómico;
    3. Políticas de Remuneração aplicadas aos colaboradores de diferentes enquadramentos (ex. expatriados/ colaboradores em regime de "home-office¿), etc.;
    4. Sistemas de Compensações e Recompensas;
    5. Componentes da Compensação - Remuneração da função no mercado, Remuneração do desempenho, Remuneração por competências e benefícios;
    6. Conceitos, componentes e objetivos de um sistema de recompensas;
    7. O sistemas de recompensas e gestão de carreiras tradicionais e modernas;
    8. Gestão das Remunerações - Cálculo, Orçamento, Controle, Parâmetros para construção de uma estrutura salarial;
    9. Avaliação global da eficácia do sistema de recompensas;
    10. Tendências atuais dos Sistemas de Recompensas.

     

  • Objetivos

    Objetivos

    Compreender a importância estratégica de um sistema de compensações e benefícios para o alcance dos objetivos organizacionais; Introdução e compreensão dos sistemas de compensação existentes; Discussão da evolução teórica na área de compensações e benefícios; Identificação da relação entre os objetivos do sistema de compensações e a estratégia do negócio; Desenvolvimento de competências para gerir o sistema de compensações; Compreensão do papel do sistema de compensações na atração, motivação e retenção de mão-deobra altamente qualificada a nível nacional e internacional; Aquisição de conhecimento sobre os processos de avaliação e reconhecimento dos diversos grupos de colaboradores;

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologia dos modelos mentais- desenvolve e refina as competências de tomada de decisão e resolução de problemas.

    Metodo interrogativo- refina as competências de criatividade, diálogo e relexão. Metodo de realidade virtual- desenvolve a confiança e as competências em situação de simulação. Aprendizagem baseada na experiência, metodologia da dinâmica de grupo.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Almeida, F. (2019). Retribuições, prémios e incentivos. Actual.

    Camara, P. (2021). Os sistemas de recompensas e a gestão estratégica de recursos humanos. D. Quixote.

    Martoccchio, J. (2022). Strategic compensation: a human resource management approach. Pearson.

    Muro, P. (2019). Gestão eficaz de recompensas (G.E.R.): a arte de premiar para motivar. Actual.

    Reis, P. (2020). Cálculo e processamento salarial. Lidel.

    Rose, M. (2018). Reward management: a practical introduction. Kogan Page.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios