-
Apresentação
Apresentação
A gestão de compensações e benefícios é fundamental para control financeiro da empresa, uma vez que esta área inclui investimento nas pessoas com retorno à organização. Está relacionado com a motivação, desempenho, reconhecimento e valorização das pessoas e das equipas. Éum elemento importante na implementação da estratégia empresarial. As matérias desenvolvidas na UC compreendem a política salarial, planeamento, orçamento e control de custos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 7
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT38-7135
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- O sistema de Compensações e Benefícios como Instrumento Estratégico;
- O sistema de gestão de compensações e o contexto politico e socioeconómico;
- Políticas de Remuneração aplicadas aos colaboradores de diferentes enquadramentos (ex. expatriados/ colaboradores em regime de "home-office¿), etc.;
- Sistemas de Compensações e Recompensas;
- Componentes da Compensação - Remuneração da função no mercado, Remuneração do desempenho, Remuneração por competências e benefícios;
- Conceitos, componentes e objetivos de um sistema de recompensas;
- O sistemas de recompensas e gestão de carreiras tradicionais e modernas;
- Gestão das Remunerações - Cálculo, Orçamento, Controle, Parâmetros para construção de uma estrutura salarial;
- Avaliação global da eficácia do sistema de recompensas;
- Tendências atuais dos Sistemas de Recompensas.
-
Objetivos
Objetivos
Compreender a importância estratégica de um sistema de compensações e benefícios para o alcance dos objetivos organizacionais; Introdução e compreensão dos sistemas de compensação existentes; Discussão da evolução teórica na área de compensações e benefícios; Identificação da relação entre os objetivos do sistema de compensações e a estratégia do negócio; Desenvolvimento de competências para gerir o sistema de compensações; Compreensão do papel do sistema de compensações na atração, motivação e retenção de mão-deobra altamente qualificada a nível nacional e internacional; Aquisição de conhecimento sobre os processos de avaliação e reconhecimento dos diversos grupos de colaboradores;
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologia dos modelos mentais- desenvolve e refina as competências de tomada de decisão e resolução de problemas.
Metodo interrogativo- refina as competências de criatividade, diálogo e relexão. Metodo de realidade virtual- desenvolve a confiança e as competências em situação de simulação. Aprendizagem baseada na experiência, metodologia da dinâmica de grupo.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Almeida, F. (2019). Retribuições, prémios e incentivos. Actual.
Camara, P. (2021). Os sistemas de recompensas e a gestão estratégica de recursos humanos. D. Quixote.
Martoccchio, J. (2022). Strategic compensation: a human resource management approach. Pearson.
Muro, P. (2019). Gestão eficaz de recompensas (G.E.R.): a arte de premiar para motivar. Actual.
Reis, P. (2020). Cálculo e processamento salarial. Lidel.
Rose, M. (2018). Reward management: a practical introduction. Kogan Page.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não