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Apresentação
Apresentação
A unidade curricular Teoria e Prática de Marketing oferece aos estudantes uma visão global sobre os principais conceitos, ferramentas e práticas do marketing. Procura articular fundamentos teóricos com aplicações práticas no campo da Informática de Gestão, permitindo compreender o papel do consumidor, os desafios das organizações e a importância do marketing no atual contexto digital. A disciplina prepara os estudantes para analisar criticamente tendências, identificar oportunidades de mercado e aplicar noções fundamentais à realidade empresarial.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT12-7432
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Introdução ao Marketing Ambiente de Marketing (macro e micro) O Mercado e o Sistema de Informação de Marketing Segmentação, Targeting e Posicionamento Estratégias de Marketing (incluindo Marketing Digital e IA) Marketing Mix: Produto, Preço, Distribuição, Comunicação e Serviços
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Objetivos
Objetivos
1. Compreender os fatores que influenciam o marketing no ambiente empresarial. 2. Conhecer os princípios teóricos fundamentais do marketing. 3. Identificar e analisar as principais variáveis do marketing mix. 4. Avaliar o impacto das novas tecnologias, incluindo o marketing digital e a inteligência artificial. 5. Desenvolver competências analíticas para interpretar e aplicar estratégias de marketing.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A UC adota metodologias ativas que promovem a autonomia, o pensamento crítico e a aplicação prática dos conceitos: Aulas teórico-práticas / Sala de aula invertida / Design Thinking / Fóruns de discussão / Trabalhos de grupo
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Kotler, P., Keller, K. L., Chernev, A., (2022). Marketing Management - Global Edition , 16th ed., Pearson Education Kotler, P., Armstrong, G., Harris, L. C., He, H. (2020). Principles of Marketing - European Edition , 8th ed., Pearson Education Baynast, A., Lendrevie, J., Lévy, J., Dionísio, P., Rodrigues, V. (2018). Mercator 25 Anos - O Marketing na Era Digital , Edições D. Quixote
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não