-
Apresentação
Apresentação
Esta UC visa proporcionar aos estudantes uma compreensão aprofundada sobre o construto de personalidade, que permita o reconhecimento da sua importância na descrição, explicação e compreensão do funcionamento psicológico, e na predição do comportamento.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT35-11643
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Personalidade: conceitos basilares, definições, níveis e unidades de análise 2. Critérios para avaliação das Teorias/Modelos da Personalidade 3. Métodos na avaliação/investigação em Psicologia da Personalidade 4. A formação e desenvolvimento da personalidade: 4.1. Factores biológicos e genéticos, fatores ambientais, e interação entre eles 4.2. Mecanismos de continuidade e mudança ao longo da vida 5. Teorias da personalidade 5.1. Perspetiva dos traços 5.2. Perspetiva psicanalítica 5.3. Perspetiva humanista 5.4. Perspetiva comportamentalista/da aprendizagem 5.5. Perspetiva cognitiva 5.6. Perspetiva psicobiológica 5.8. Perspetiva narrativa e de história de vida 6. A complexidade da personalidade e a procura de uma abordagem integrativa 7. Integração da psicologia da personalidade na prática psicológica e na investigação
-
Objetivos
Objetivos
A UC tem os seguintes objetivos de aprendizagem: Identificar os diferentes tipos de fatores que contribuem para a estruturação e desenvolvimento da personalidade; Comparar criticamente os principais modelos teóricos sobre a personalidade, Aplicar os diferentes modelos teóricos à análise da personalidade em casos de estudo. Reconhecer uma perspetiva integrativa atualizada, que contemple toda a complexidade da personalidade; Contextualizar o papel da personalidade em diferentes contextos de atuação do(a) psicólogo(a) e na relação com outras variáveis psicológicas e sociais. Discutir criticamente as vantagens e desvantagens das diferentes abordagens ao estudo da personalidade
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Nas aulas teóricas, o método interrogativo em diferentes momentos é conjugado com a exposição de conteúdos, fomentando um diálogo contínuo sobre os conteúdos e suas implicações. No início de cada aula, a abordagem interrogativa sobre os principais aspetos da aula anterior fomenta a atenção e a recordação. Nas aulas práticas, a consolidação dos conhecimentos é feita através de exercícios de aplicação individuais e de pequeno grupo, e na análise de pequenos casos/situações à luz das diferentes teorias e modelos, de forma individual. Quando pertinente, são utilizados pequenos vídeos ilustrativos para visionamento e discussão.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Cervone, D., & Pervin, L. A. (2015). Personality: Theory and research (13th ed.). John Wiley & Sons. Friedman, H. S., & Schustack, M. W. (2016). Personality: Classic theories and modern research (5th ed.). Allyn and Bacon. John, O. P., Robins, R. W., & Pervin, L. A. (2008). Handbook of personality: Theory and research. The Guilford Press.
-
Avaliação
Avaliação
Descrição
Data limite
Ponderação
Teste escrito (2)
--
70% (35+35)
Apresentação oral
--
30%
Para aprovação à UC na avaliação contínua é necessária a realização de todos os momentos de avaliação, alcançando uma nota final de 10 valores, assim como a presença num mínimo de 70% das aulas práticas. Nas aulas teóricas não existe presença obrigatória.
Na modalidade de exame são avaliáveis todos os conteúdos abordados na UC.
As indicações especificas relativas ao trabalho constam num regulamento a disponibilizar aos estudantes através da plataforma moodle.
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




